O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO: o que se pode ver em um caderno escolar?

Autores

  • Andressa Cesana andressacesana@hotmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho siqueira.moyses@gmail.com
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Campus São Mateus.

Palavras-chave:

Cadernos Escolares, Espirito Santo, Matemática

Resumo

No presente texto atemo-nos à análise de um caderno escolar de matemática cuja produção de registros foi feita em 1986, por uma aluna da 1ª série do ensino primário de uma escola pública estadual localizada em Nova Venécia, interior do estado do Espírito Santo. Orientamo-nos pela seguinte questão: que conteúdos de matemática foram desenvolvidos na 1ª série do ensino primário, a partir dos exercícios propostos e considerando o contexto político-educacional da época? Como pressuposto teórico-metodológico, consideramos os estudos (i) desenvolvidos por Julia (2001), sobre cultura escolar; e os (ii) realizados por Mignot; Viñao; Gvirtz; Larrondo (2008), acerca de cadernos escolares, admitidos, aqui, como fonte de pesquisa histórica. A análise empreendida revela que os conteúdos matemáticos desenvolvidos no caderno foram, essencialmente, números naturais e adições com números naturais, sem nenhuma abordagem à geometria. E, ainda, que os exercícios intitulados no caderno como “Problema” não estavam de acordo com as concepções sobre a resolução de problemas empreendida naquele tempo pela revitalização da educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Cesana, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013). Professora Adjunta (Nível 01 - Classe C) do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008; Subcoordenadora do Curso de Licenciatura e Matemática e Coordenadora da Área de Matemática do PIBID/CEUNES.

Downloads

Publicado

2017-06-06

Métricas


Visualizações do artigo: 436     PDF downloads: 80

Como Citar

Cesana, A., & Siqueira Filho, M. G. (2017). O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO: o que se pode ver em um caderno escolar?. Revista De História Da Educação Matemática, 3(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135

Edição

Seção

Dossiê Cadernos Escolares de Matemática