A REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: criação, publicações e desenvolvimento

Palavras-chave: Educação, História, Matemática, Professor, Revista

Resumo

O objetivo do artigo é destacar aspectos históricos sobre a criação da Revista do Professor de Matemática (RPM), suas primeiras publicações e o desenvolvimento da Revista ao longo do tempo. Ressalta também a importância da mesma para os professores de matemática da Educação Básica e contribui com informações sobre a História da Educação Matemática no Brasil. Este periódico da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) teve sua primeira publicação em 1982 e continua sendo publicado até os dias atuais, sendo repleta de artigos voltados para a Educação Básica. O texto é baseado nas informações coletadas para a escrita da tese de doutorado “Título” e complementado com pesquisas mais recentes da própria autora. A pesquisa reflete que a comunidade necessitava de um periódico voltado ao professor de matemática do Ensino Básico e a criação da RPM resultou em termos um veículo no qual àqueles que ministram a disciplina de matemática podem suprimir suas dúvidas e ter mais conhecimento sobre a disciplina.

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Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Matemática - UFAL´Área: História da Matemática e Educação Matemática

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Publicado
2019-05-26
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Como Citar
Santos, V. (2019). A REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: criação, publicações e desenvolvimento. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/210
Seção
Artigos