A PROVA NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Luiz Henrique Pereira Ferraz lhp@upf.br
    Professor do Programa de Pós-graduação Ensino de Matemática e Ciências – UPF, RS

Palavras-chave:

Provas, Revista do Ensino/RS, Matemática

Resumo

O presente trabalho resgata alguns artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, (RE/RS) com a intenção de pontuar a prova, com sentido de avaliação, e como era pensada pelos autores dos artigos desse importante veículo de construção da identidade do magistério gaúcho primário entre os anos de 1951 e 1978. A intenção foi fazer um recorte sobre os discursos publicados com intuito de buscar ilustrar como se articulavam, através dos artigos que tratam do tema “prova”, os propósitos da RE/RS de ser divulgadora da necessidade do moderno, científico e técnico a que se propunha, juntamente com o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Estado (CPOE/RS) para o magistério gaúcho. A análise preliminar do trabalho identifica uma forte articulação do controle das provas aplicadas pelo CPOE/RS e divulgadas pela RE/RS com a intenção de nortear orientações, normas e demais ideias divulgadas pela Revista, para profissionalizar os docentes gaúchos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Pereira Ferraz, Professor do Programa de Pós-graduação Ensino de Matemática e Ciências – UPF, RS

Prof. Dr. e docente da Universidade de Passo Fundo - RS

Downloads

Publicado

2018-10-20

Métricas


Visualizações do artigo: 236     PDF downloads: 74

Como Citar

Ferraz, L. H. P. (2018). A PROVA NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De História Da Educação Matemática, 4(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/216

Edição

Seção

Artigos