“RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações

Autores

  • Luciane de Fatima Bertini lfbertini@gmail.com
    Universidade Federal de São Paulo
  • Ivone Lemos da Rocha ivonelemos20@gmail.com
    UNIFESP

Palavras-chave:

Ensino primário., Soluções algébricas, Problemas aritméticos, Manual pedagógico, História da educação matemática

Resumo

O presente texto tem como objetivo a exploração da proposta de Tito Cardoso de Oliveira em sua obra “Arithmetica complementar” tendo como foco a utilização de soluções algébricas no ensino primário para problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. A análise da obra se deu no sentido de capturar métodos, didáticas, orientações pedagógicas que possam ser lidas como integrantes do movimento de constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática. A proposta de Tito de Oliveira, ao professor que ensinará matemática no ensino primário, é a de não anunciar aos alunos que estariam fazendo um estudo de álgebra, mas apenas promovendo que as crianças pudessem fazer uso da letra x como uma quantidade desconhecida, para resolver os cálculos a partir de regras aprendidas. A opção do autor de trazer para o ensino das operações elementos da álgebra parece também definir o tipo de problema a ser abordado, a álgebra não apenas auxilia na solução dos problemas, mas participa na definição dos tipos de problemas.

 

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Biografia do Autor

Ivone Lemos da Rocha, UNIFESP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. 

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Publicado

2018-12-25

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Como Citar

Bertini, L. de F., & Rocha, I. L. da. (2018). “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS”: a proposta de Tito Cardoso de oliveira para o ensino das operações. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/234

Edição

Seção

Artigos