GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: dos estudos sobre intervenções na formação de professores

Heloisa Silva

Resumo


Neste texto apresentamos a linha de pesquisa “História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção”, em desenvolvimento no âmbito do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Explicitamos as principais problemáticas anunciadas nessa linha, considerando suas justificativas e os aspectos teórico-metodológicos que as têm amparado (FERREIRA, 2016; PORTELLI, 2009; GARNICA, 2017, 2006; MIGUEL e MIORIM, 2004) e alguns resultados e discussões delas resultantes. Partimos das discussões emergentes sobre lugar, identidade e filiação da História da Educação Matemática e suas implicações para a reflexão sobre a abordagem desse campo na formação de professores (de matemática); tratamos de aspectos da História do Tempo Presente no que se refere às culturas de matemática e educação (matemática), suas especificidades, desafios; por fim, discutimos o potencial da História da Educação Matemática na formação de professores, em especial, por meio da História Oral, a partir dos nossos estudos nessa linha, apontando algumas contribuições e desafios de se trabalhar a História Oral como abordagem pedagógica em espaços voltados à formação de professores de matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de História da Educação Matemática