75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Martha Regina Egéa Kleine marthakleine@gmail.com
    Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Palavras-chave:

História do Ensino Médio, Matemática do Ensino Médio, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho apresenta a história do Ensino Médio como etapa de aprendizagem que antecede o Ensino Superior. Estuda a constituição desse segmento no início dos anos 1900, analisa outras reformas educacionais e verifica os principais pontos da reforma de 2017. Busca também entender como a Matemática é ensinada nos períodos estudados. Os dados foram produzidos por uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese defendida em 2018. O artigo apresenta o Ensino Médio como um segmento que, no Brasil, nunca teve uma identidade definida, prevalecendo a dicotomia entre a formação propedêutica e a profissionalizante. Essa etapa de ensino passou, em 2017, por meio de Medida Provisória, por alterações profundas, mas é preciso ainda observar se elas resultaram na almejada permanência dos adolescentes nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Regina Egéa Kleine, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco (SP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Graduada em Matemática (1979), Ciências Contábeis (1996) pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pedagogia (2014) pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professora Matemática, do Ensino Médio, da rede estadual de ensino de São Paulo e atua como formadora de professores.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Métricas


Visualizações do artigo: 767     PDF downloads: 385

Como Citar

Kleine, M. R. E. (2018). 75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/243

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.