75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Martha Regina Egéa Kleine

Resumo


Este trabalho apresenta a história do Ensino Médio como etapa de aprendizagem que antecede o Ensino Superior. Estuda a constituição desse segmento no início dos anos 1900, analisa outras reformas educacionais e verifica os principais pontos da reforma de 2017. Busca também entender como a Matemática é ensinada nos períodos estudados. Os dados foram produzidos por uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese defendida em 2018. O artigo apresenta o Ensino Médio como um segmento que, no Brasil, nunca teve uma identidade definida, prevalecendo a dicotomia entre a formação propedêutica e a profissionalizante. Essa etapa de ensino passou, em 2017, por meio de Medida Provisória, por alterações profundas, mas é preciso ainda observar se elas resultaram na almejada permanência dos adolescentes nos estudos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de História da Educação Matemática