FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA

Autores

  • Cleber Schaefer Barbaresco cleberbarbaresco1@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa david.costa@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Escola de Aprendizes Artífices, Saberes a ensinar aritmética, História da educação matemática

Resumo

A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário, principalmente aqueles relacionados a medidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pelo Insituto Federal de Santa Catarina.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 372     PDF downloads: 76

Como Citar

Barbaresco, C. S., & Costa, D. A. da. (2019). FERRAMENTAS DAS OFICINAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE SANTA CATARINA. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/248

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)