OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930)

Autores

  • Luciane de Fatima Bertini lfbertini@gmail.com
    Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Problemas, Ensino de Aritmética, Formação de professores, Matemática para ensinar

Resumo

O estudo realizado teve como questão norteadora:Que papel têm os problemas na matemática para ensinar ensinadanos cursos de formação de professores?Neste estudo, a análise desse processo histórico toma como fonte de pesquisa dois cadernos escolares de cursos de formação de professores, com orientações para o ensino de aritmética: Freire (1923) e Guimarães (1932), que tiveram como professores, respectivamente, Lourenço Filho e Alda Lodi. Os registros do primeiro caderno apontam para uma matemática para ensinarna qual os problemas aparecem como participantes, e por vezes como guia, dagraduaçãoproposta para o ensino de aritmética. Uma matemática para ensinarque se apoia na proposição de problemas, “historiettas”, na graduação do ensino constituída a partir de apropriações das propostas do método intuitivo. O segundo trata de uma matemática para ensinarprocessual na qual a resolução de problemas é o objetivo principal do ensino de aritmética e aparece como parte final da graduaçãodo ensino, após a aprendizagem das operações. Os problemas seriam, ainda, a forma por meio da qual é possível a “penetração das cousas sociais” nas aulas de aritmética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 508     PDF downloads: 180

Como Citar

Bertini, L. de F. (2019). OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930). Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249

Edição

Seção

Artigos