A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas

Autores

Palavras-chave:

Lucília Bechara Sanchez, Professora-formadora, Redes de sociabilidade

Resumo

O presente texto tem por objetivo apontar possibilidades teórico-metodológicas do arquivo Arquivo Pessoal Lucília Bechara Sanchez (APLBS).  Tem como origem, projeto de pós-doutorado em seu início no programa de pós-graduação em educação e saúde na infância da Universidade Federal de São Paulo.  Nas rápidas linhas desse texto foi possível observar as características de professora-formadora e mediadora entre teoria e prática da professora Lucília. Foi também possível observar a atuação dela no Movimento da Matemática Moderna (MMM) como membro do G.E.E.M. Os alicerces teóricos da pesquisa serão os conceitos de Documento/Monumento de Le Goff,  apropriação e representação de Roger Chartier; de táticas e estratégias de Michel de Certeau e redes de sociabilidade de Jean François Sirinelli. Foi possível perceber variadas possibilidades teórico-metodológicas para a pesquisa, sobretudo considerando que temos a possibilidade do cruzamento de fontes, de entrevista com a professora Lucíalia e da utilização de outros arquivos pessoais, como o do professor Osvaldo Sangiorgi (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi – APOS. A questão central que norteará esse texto é a seguinte: quais as potencialidades teórico-metodológicas do APLBS no que se refere à rede de sociabilidade da professora Lucília Bechara Sanchez?


[1] O APOS (Arquivo Pessoal Osvaldo Sangiorgi) é um dos arquivos pessoais de educadores matemáticos administrado pelo GHEMAT à disposição dos pesquisadores. Contém cerca de 1600 pastas com documentos variados do professor  Osvaldo Sangiorgi. Inventário sumário dos itens do acervo podem ser consultados on line no seguinte link: http://www.ghemat.com.br/paginas/arq_sangiorgi.htm

 

PROFESSOR LUCÍLIA BECHARA SANCHES AND O (APLBS):
a professional trajectory of teacher-trainer in times of the Movement of
Modern Mathematics (MMM) and its theoretical and methodological possibilities


ABSTRACT
This paper aims to point out the theoretical and methodological possibilities of the Personal Archive Lucília Bechara Sanchez (APLBS). It has as its origin a postdoctoral project at its beginning in the postgraduate program in education and health in childhood at the Federal University of São Paulo. In the quick lines of this text it was possible to observe the characteristics of teacher-trainer and mediator between the theory and practice of teacher Lucilia. It was also
possible to observe her performance in the Modern Mathematics Movement (MMM) as a member of G.E.E.M. The theoretical foundations of the research will be the concepts of Le Goff's Document/Monument, appropriation and representation by Roger Chartier; de Michel de Certeau's tactics and strategies and Jean François Sirinelli's sociability networks. It was possible to perceive
various theoretical and methodological possibilities for the research, especially considering that we have the possibility of crossing sources, interviewing with Professor Lucília and the use of other personal files, such as Professor Osvaldo Sangiorgi (Personal File Osvaldo Sangiorgi – APOS). The central question that will guide this text is: what are the theoretical and methodological potentialities of APLBS regarding the sociability network of Professor Lucília Bechara Sanchez?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Oliveira Filho

UNICID - Universidade Cidade de São Paulo.

Coordenador - Polo Colégio Girassol Guaratinguetá.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Métricas


Visualizações do artigo: 385     PDF downloads: 100

Como Citar

Oliveira Filho, F. de. (2019). A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ E O (APLBS) : uma trajetória profissional de professora-formadora em tempos do movimento da matemática moderna (MMM) e suas possibilidades teórico-metodológicas. Revista De História Da Educação Matemática, 5(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/261

Edição

Seção

Artigos