A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Graciela Texeira Agache elitexeira@hotmail.com
    Escola de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, RS
  • Andréia Dalcin andreia.dalcin@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Escola Teuto-Brasileira, Campanha da Nacionalização, História da Educação Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

A Campanha da Nacionalização foi um movimento organizado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas que teve início no ano de 1938 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta Campanha teve como alvo os moradores estrangeiros do Brasil e seus filhos, principalmente os imigrantes e descendentes de alemães. A principal medida que afetaria a vida destas pessoas seria a proibição de ler, escrever ou falar em outro idioma que não fosse o português. Por este motivo, muitas instituições que tinham sido organizadas pelas comunidades teuto-brasileiras, inclusive escolas comunitárias, clubes e igrejas, não tiveram outra opção senão a de adaptar-se as novas normas, ou simplesmente fechar as portas. Neste artigo analisamos como o Colégio Concórdia, de confissão luterana, adaptou-se a esse contexto. Buscamos por indícios sobre mudanças no ensino de matemática e nas práticas relacionadas a este ensino. Constatamos que os livros de matemática utilizados no ambiente escolar, como todo o material relacionado a vida escolar dos alunos foi traduzido integralmente para o português, no entanto, algumas práticas como a memorização da tabuada e a preocupação com a as quatro operações, no contexto de exercícios aplicados ao comércio, permaneceram até o final dos anos 1940.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 262     PDF downloads: 100

Como Citar

Agache, G. T., & Dalcin, A. (2019). A CAMPANHA DA NACIONALIZAÇÃO NO COLÉGIO CONCÓRDIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/269

Edição

Seção

Artigos