PROBLEMATIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: bastidores dos primeiros cursos

Autores

  • Karina Aparecida da Silva karynasilva12.ks@gmail.com
    Unesp
  • Maria Edneia Martins-Salandim maria.edneia@unesp.br
    UNESP - Bauru

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores Indígenas, Educação Indígena, Estado de São Paulo, História Oral

Resumo

Neste artigo apresentamos considerações acerca do processo de criação dos primeiros cursos de formação de professores indígenas no estado de São Paulo. Os dois primeiros cursos dessa natureza foram oferecidos pela Faculdade de Educação da USP em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE-SP): o Magistério Indígena Novo Tempo (MagIND), oferecido entre 2002 e 2003; e o curso de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena (Fispi), oferecido entre 2005 e 2008. Além disso, em 2014, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ganhou o processo de licitação da SEE-SP para o oferecimento de um novo Curso Intercultural Indígena, porém este não chegou a ser implementado. Tais percepções nos foram possíveis, principalmente, a partir de cinco narrativas, constituídas segundo o referencial da História Oral, com representantes da SEE, lideranças indígenas e professores envolvidos nesse processo. Nesse cenário percebemos embates, entraves e contradições. A elaboração das propostas desses cursos ocorreu nas correlações de forças entre diferentes instituições e modos de pensar a educação escolar indígena: as universidades envolvidas, os grupos de pesquisa ou comissões de elaboração, a Funai e as lideranças indígenas, a SEE-SP e o NEI, o CEE e o CNE, as políticas e propostas de Governos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Edneia Martins-Salandim, UNESP - Bauru

Doutora em Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 270     PDF downloads: 112

Como Citar

Silva, K. A. da, & Martins-Salandim, M. E. (2019). PROBLEMATIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: bastidores dos primeiros cursos. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/277

Edição

Seção

Artigos