O CONTEXTO CULTURAL E O CONTEXTO ESCOLAR EM ANGOLA: conhecendo Nzongo – unidade de medida do povo Chokwe na comuna de Camaxilo

Autores

  • Carlos Mucuta Santos homemdedeuscarlosmucuta@gmail.com
  • Cristiane Coppe De Oliveira coppedeoliveira@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Programa Etnomatemática, Nzongo, Chokwe, Cultura, Contexto escolar

Resumo

Esse artigo é um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Lueji N ́Khonde (ULAN), que tem como objetivo minimizar o distanciamento entre o “mundo da escola” e o “mundo da vida” dos alunos Chokwe da região de Camaxilo em Angola. Tomando como fundamentação teórica as propostas do Programa Etnomatemática e o desenvolvimento de unidades de medida desenvolvidas por esse povo, pretende-se apresentar uma unidade de medida Chokwe, o Nzongo com suas subunidades e uma experiência didática do primeiro autor sobre como o conhecimento de medida Chokwe facilita aprendizagem do Sistema Internacional de Unidades (SI). A pesquisa, de cunho qualitativo, buscou, inicialmente, conhecer essa medida em Camaxilo e pensar de que modo a unidade de medida Nzongo, com seu repertório histórico na cultura Chokwe dos alunos, pode aproximar-se do contexto escolar, ao estudarem o sistema de medida universal, que é estranho ao seu dia a dia. Considerando as teorizações do Programa do Ministério da Educação de inserção da língua Chokwe no ensino regular, será proposto por meio da investigação, que seja também inserida, já a partir do ensino primário, a linguagem matemática do Chokwe do Camaxilo com vista ao resgate de valores matemáticos Chokwe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Mucuta Santos

Mestrando do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Lueji N ́Khonde (ULAN) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP – Dundo/Angola. Docente de física/liceu do Dundo.

Cristiane Coppe De Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Coordenadora do GT 5 historia da matematica e cultura da SBEM. Docente do Programa de Pos-Graduacao em Ensino de Ciencias e Matematica e da FACIP da Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 755     PDF downloads: 312

Como Citar

Santos, C. M., & De Oliveira, C. C. (2019). O CONTEXTO CULTURAL E O CONTEXTO ESCOLAR EM ANGOLA: conhecendo Nzongo – unidade de medida do povo Chokwe na comuna de Camaxilo. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/278

Edição

Seção

Artigos