HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Denise Souza Queiroz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Cognição, Docência, Educação Matemática, História

Resumo

A Educação Matemática precisa ser considerada para que haja resultados no ensino-aprendizagem, facilite a compreensão dos alunos através dos questionamentos acerca do porquê e para que da Matemática. Com isso ressignificar os conteúdos específicos da Matemática ensinados em sala de aula entendendo conceitos desde sua origem a considerar seus aprimoramentos ao longo da história. O que importa é o desencadeamento de subsídios a prática da docência. A tentativa de se proceder a uma conexão entre a História da Matemática propriamente dita e a História da Educação Matemática daria origem a concepção orgânica da participação da história na produção do saber docente que se sustenta e se define por uma forma particular de concepção de problematização da Educação Matemática escolar. Não confiar na ciência como algo acabado e sem fundamentação histórica, uma vez que se primam pelos resultados obtidos e não pelos meios de construção dos conhecimentos. O sistema cognitivo representa relações e estímulos inerentes à cognição do indivíduo. Palavras-chaves: Cognição. Docência. Educação Matemática. História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, G.(1995).Contextos sócio-culturais e aprendizagem matemática pelas crianças.Quadrante, 5 (2), p. 7-21.

Bachelard, G.(1996).A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento.Rio de Janeiro: Contraponto.

Burke, P. (2000).Variedades de história cultural.São Paulo-Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Chartier, R.(1990).A história Cultural: entre práticas e representações.Lisboa: DIFEL.

D’Ambrosio,U.(1996).Educação Matemática: da teoria a prática. Campinas, SP: Papirus.(Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

Descartes, R.(1989).O discurso do método. Trad. Elza Moreira Marcelina. São Paulo: Ática.

Durkheim, É.(1987).As regras do método sociológico. São Paulo: Ed. Nacional.

Foucault, M.(1976).História da Sexualidade.Paris: Gallimard.

Gomes, E.B.(2005).A História da Matemática como metodologia de ensino da matemática: perspectivas epistemológicas e evolução de conceitos. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPA.

Miguel, A.; Miorim, M.A.(2004).História, cultura Matemática e Educação Matemática na instituição escolar: reflexões e desafios.In: História na Educação Matemática: propostas e desafios.1 Ed. 1 reimp . Belo Horizonte: Autêntica.

Oliveira, J.S.B.; Alves, A.X.; Neves, S.S.M.(2008).História da Matemática: contribuições e descobertas para o ensino-aprendizagem de matemática. Belém: SBEM.

Piaget,J.(1972).A epistemologia genética.Petrópolis: Vozes.

Fish, S.(1993).Como reconhecer um poema ao vê-lo. Trad. de S. Moreira. Palavra 1, p. 156-165.

Swetz, F.(1989).Using problems from History of Mathematics in classroom Instruction. In: Mathematics Teacher.

Thompson,J. B.(1995).Ideologia e cultura moderna. 5. ed., Petrópolis: Vozes.

Publicado
2020-05-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • PDF downloads: 15
Como Citar
Queiroz, D. (2020). HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/294
Seção
Artigos