A ÁLGEBRA LINEAR NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970: Um estudo esteado em livros didáticos

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, História da Educação Matemática, Álgebra Linear

Resumo

Este trabalho teve por objetivo caracterizar as apresentações e representações dos objetos (In)dependência linear, Geradores, Base e Dimensão num espaço vetorial constantes em três livros de álgebra linear da década de 70, nos quais Guilherme de La Penha figura como autor ou coautor. A partir de Chaquiam (2012) foram destacados os livros Álgebra Linear I e II (1974), Sinopse de Álgebra Linear (1975) e Introdução à Álgebra Linear (1977). Buscou-se suporte na pesquisa documental com auxílio da Teoria da Análise do Conteúdo de Bardin (2016), que por sua vez possibilitou a criação das seguintes categorias de análise desses livros: (i) Introdução ao conteúdo; (ii) Definição do objeto matemático e (iii) Utilização de diferentes representações do objeto matemático. A partir das análises foi possível elencar características marcantes desses livros em relação aos objetos matemáticos considerados no questionamento inicial, dentre as quais, a utilização de ideias numéricas e de outros conceitos como suportes às definições dos objetos, assim como a preocupação com a manutenção do rigor do texto matemático. Além disso, foram identificados pelos menos três tipos de representações dos objetos matemáticos nos livros analisados: representação em linguagem natural, representação algébrica e representação geométrica. De modo geral, observou-se que os autores tinham a intenção de tornar o conteúdo de álgebra linear mais claro, de modo a contribuir para o entendimento desses objetos matemáticos de forma completa em diversos aspectos, dentre eles, o numérico, o algébrico e o geométrico, sem perder de vista a formalização e o rigor matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Educação (UFRN) e Mestre em Matemática (UFPA), Especialista em Matemática (UNESPA) e Licenciado em Matemática (CESEP).  Mais de 35 anos no Ensino Superior, atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem interesse em Matemática, Ensino de Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática e História das Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ).

Renan Marcelo da Costa Dias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019). Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em nível de Mestrado Acadêmico, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente do curso de Especialização em Ensino de Matemática pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Membro do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino de Matemática (GEHEM), vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática do Cursinho Pré-vestibular Popular Ágora. Atualmente realiza produções nos seguintes temas: Educação Matemática, História da Matemática e Álgebra Linear.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 369     PDF downloads: 131

Como Citar

Chaquiam, M., & Dias, R. M. da C. (2020). A ÁLGEBRA LINEAR NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970: Um estudo esteado em livros didáticos. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/298

Edição

Seção

Artigos