COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Comenius, Ensino da Matemática, Método intuitivo, Apropriação

Resumo

Neste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presenteNeste artigo procura-se apresentar as considerações feitas por Comenius no século XVII sobre a matemática e seu ensino. Examinando suas principais obras didáticas, encontram-se passagens importantes nas quais ele se refere às matemáticas, às quais ele atribuía grande importância dentre o conjunto de conhecimentos, fazendo considerações sobre o ensino de conteúdos específicos, tais como a aritmética e a geometria. Professor de diversas matérias, nos diferentes níveis do que hoje chamamos ensino básico, nas escolas da comunidade religiosa da qual foi pastor e bispo, encontram-se nesses extratos reflexos diretos de sua prática pedagógica. O cotejo entre os programas por ele propostos para os diversos níveis de ensino exemplifica a aplicação de sua concepção progressiva de aquisição de conhecimentos mediante a aprendizagem. No caso das matemáticas, o artigo mostra claramente porque ele atribui prioridade ao ensino das matemáticas no ensino primário face às outras ciências, enquanto, no ensino secundário esta relação deve ser invertida. Finalmente, é feito um apanhado crítico da influência de Comenius no ensino, realçando-se o valor da leitura de suas obras para enfrentar os problemas educacionais do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wojciech Andrzej Kulesza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Wojciech Andrzej Kulesza é graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). pós-doutorado na Auburn University (1995/6) e Universidade Federal de Minas Gerais (2014/5). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade(GPCES) da UFPB e do Centro de Pesquisa em História da Educação(GEPHE) da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições escolares, formação de professores, história da educação e ensino de ciências e matemática.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 373     PDF downloads: 223

Como Citar

Kulesza, W. A. (2020). COMENIUS E O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/300

Edição

Seção

Artigos