UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927)

Autores

  • Aila Maiara Santos Nascimento aila-tecnicaedf@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe.
  • Ivanete Batista Santos ivanetebs@uol.com.br
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Saberes Aritméticos, Periódicos brasileiros

Resumo

Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar como autores de artigos orientavam o uso de materiais didáticos para o ensino de saberes aritméticos em exemplares dos periódicos A Escola, a revista Educação e a Revista Escolar (1923-1927). Para isso foram utilizados como fonte exemplares desses periódicos disponíveis no repositório do UFSC. E consultados autores como Souza (2013) para a adoção de um entendimento para materiais didáticos e a partir da leitura de Nascimento (2016)  foi adotado um entendimento para saberes aritméticos. Por meio do exame das fontes, foi possível constatar a recomendação de uso de materiais didáticos, conforme entendimento adotado, a exemplo de tiras de papel, barbantes, taboinhas, lápis e cubo; e referência ou representação de animais e frutas nas orientações com o intuito de aproximação com o cotidiano do aluno. Um material didático que pode ser destacado a partir das fontes examinadas são as tiras de papel, indicadas com sugestões para abordagem de conteúdos como fração, frações decimais, equivalência de fração, adição e subtração de fração homogêneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aila Maiara Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Ivanete Batista Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação e Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 234     PDF downloads: 90

Como Citar

Nascimento, A. M. S., & Santos, I. B. (2020). UMA CARACTERIZAÇÃO DE ORIENTAÇÕES SOBRE USOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SABERES ARITMÉTICOS NOS PERIÓDICOS A ESCOLA, A REVISTA EDUCAÇÃO E A REVISTA ESCOLAR (1923 – 1927). Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/304

Edição

Seção

Artigos