UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)

  • Andreia Fernandes de Souza UNIFESP
Palavras-chave: Apropriação, Saberes Profissionais., Problemas aritméticos, Victor Mercante

Resumo

Aqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fernandes de Souza, UNIFESP
Mestre em Ciências pela UNIFESP. Doutoranda em Ciências pela UNIFESP, Guarulhos, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Estr. do Caminho Velho, 333, Guarulhos, São Paulo, Brasil, CEP: 07252-312. E-mail: deianandes@hotmail.com.

Referências

Bertini, L.F.; Morais, R. S.; Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? Trad. Claudia Freire. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp.

Caldeira, B. (1940) Didactica do calculo. IN: Revista de Educação, v. XXVIII, mar./jun.-set./dez., SP. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115826

Dussel, I. (2014). Victor Mercante y la produción de um discurso cientifico sobre la educación. Archivos de Ciencias de la Educación, Año 8, nº 8, 4º Época. ISSN 2346-8866 Disponível em http://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/

Escobar, J. R. (1934). O ensino de matemática. IN: Revista de Educação, 1934, v. V, n. 5, mar. SP. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99958

Ferraz, A. N. (1929). O ensino de problemas. Revista Educação. São Paulo, n 1e 2, v. VII, p. 122-131. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115833.

Hofstetter, Rita; Schneuwly, Bernard. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, Rita.; Valente, Wagner Rodrigues. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Lourenço, M. A. (1944). A arithmética da escola primária. Revista Educação, 1944, v. XXXI, jan./jun., SP https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130665

Mercante, V. (1905). Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño. Buenos Aires: Cabaut e Cin Editores.

São Paulo. (1949) Programa de Ensino da Escola Primária do Estado de São Paulo. São Paulo, SP. Disponível em https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaSimplesDO.aspx

Valente, W. R.; Bertini, L. F.; Pinto, N. B.; Morais, R. S.(2017). A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP. Disponível em: <http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2>

Visconti, C. (1945). O Ensino da Aritmética na Escola Primária. Revista de Educação, 1945, v. 34, n. 48/49, jul./dez., SP Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182660

Publicado
2020-12-21
Métricas
  • Visualizações do Artigo 46
  • PDF downloads: 9
Como Citar
Souza, A. (2020). UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952). Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348
Seção
Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino