O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Ste´phanie da Silva Trindade stephanie.trindade@ufrgs.br
    UFRGS https://orcid.org/0000-0001-8716-6027
  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Currículos escolares. Ensino de primeiro grau. Anos iniciais. Fração.

Resumo

O trabalho examina as orientações para o ensino das frações apresentadas em texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curriculares para as primeira, segunda e terceira séries do ensino de primeiro grau. Trata-se do segundo volume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lei n. 5.692/71, que extinguiu o ensino primário e ginasial. O documento foi elaborado por um grupo de sete professores, coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações.

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Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2021-05-10

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Como Citar

Trindade, S. da S., & Búrigo, E. Z. (2021). O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–16. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais

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