MANUAIS ESCOLARES E O ÓLEO DE LORENZO: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS DE (DES)CAMINHOS TRILHADOS EM BUSCA DE CONHECIMENTO

Autores

  • Moysés Gonçalves Siqueira siqueira.moyses@gmail.com
    UFES

Palavras-chave:

Método., Processo, Manual Escolar

Resumo

O principal objetivo do desenvolvimento, pretendido em quatro tempos, acerca da temática em voga, é identificar a presença, em alguns Manuais Escolares, de métodos e processos, tratando-os como não sinônimos. Assim sendo, inicialmente, esse texto conceitua Método como uma forma ordenada, organizada que conduz a certos resultados e Processo como uma ação obtida por meio da aplicação de normas e técnicas. Posteriormente, retoma as ideias de Pestalozzi e Buisson sobre Intuição. A seguir, apresenta as finalidades dos Manuais Escolares, a partir de uma perspectiva histórica que denota a obrigatoriedade na condução das matérias inerentes à instrução primária ante os ideais didático-pedagógicos vigentes. Por fim, tomando por base os enredos do filme O Óleo de Lorenzo e alguns Manuais Escolares, promove um paralelo entre os métodos e processos empregados em ambos os segmentos, cujo intuito converge em busca do conhecimento, ora intelectual, ora operacional.

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Biografia do Autor

Moysés Gonçalves Siqueira, UFES

Docente da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

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Publicado

2016-05-15

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Como Citar

Siqueira, M. G. (2016). MANUAIS ESCOLARES E O ÓLEO DE LORENZO: ENTRELAÇOS POSSÍVEIS DE (DES)CAMINHOS TRILHADOS EM BUSCA DE CONHECIMENTO. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/56

Edição

Seção

Artigos