DA GEOMETRIA AOS SABERES GEOMÉTRICOS: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa

Autores

  • Ivanete Batista Santos ivanetebs@uol.com.br
    Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Saberes geométricos, Geometria, Ensino primário

Resumo

Qual a diferença entre Geometria e saberes geométricos? Para responder a essa indagação foi produzida uma narrativa construída inicialmente a partir de pesquisas produzidos em Sergipe no formato de trabalhos de conclusão de curso - Santos (2014), de Ferreira (2014) e de dissertação de mestrado - Fonseca (2015). O exame dessas pesquisas permite a identificação do uso de termos como Geometria e saberes elementares geométricos. Para uma explicação sobre esses usos foi tomado como referente os trabalhos de Valente (2015), Leme da Silva (2015a) e Leme da Silva (2015b). O entendimento construído a partir desses autores é que no caso do ensino primário, a rubrica Geometria não é adequada, e sim saberes geométricos caracterizados em determinado momento pela estreita relação com o processo de elementarização, a partir de vagas pedagógicas: ensino tradicional, vaga intuitiva, Escola Nova e Movimento da Matemática Moderna, com a criação e reelaboração dos conteúdos. Por exemplo, da relação de desenho e geometria, surge a separação entre desenho natural, de objetos reais e imperfeitos para o desenho geométrico, de conceitos abstratos e perfeitos, retira a condição do desenho como preparo para os estudos de saberes geométricos e em seu lugar, é colocado o estudo das formas, que passa a anteceder à geometria. Por fim, a reposta a pergunta inicial aponta para a necessidade de uma revisão bibliográfica que acompanhe a produção de pesquisas sobre uma temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-graduação e Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Métricas


Visualizações do artigo: 395     PDF downloads: 89

Como Citar

Santos, I. B. (2016). DA GEOMETRIA AOS SABERES GEOMÉTRICOS: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/89