CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de professores, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, História Cultural

Resumo

O objetivo deste trabalho é caraterizar os significados atribuídos ao termo “lógica” em tempos da reforma da Matemática Moderna. Metodologicamente a pesquisa filia-se numa história cultural de feição antropológica. Foi conduzida uma análise de conteúdo qualitativa centrada nas referências à lógica, à lógica simbólica, a sistemas axiomáticos e temas similares incidindo sobre o corpus de 26 trabalhos produzidos pelos estagiários do Liceu Pedro Nunes em Lisboa entre 1956 e 1968. Esta análise permitiu destacar quatro categorias que caracterizam os modos como a lógica é abordada nos trabalhos dos estagiários: 1) a polémica referente à “crise dos fundamentos”; 2) a busca de um equilíbrio entre abordagens didáticas intuitivas e formais; 3) as caraterísticas de sistemas axiomáticos didaticamente adequados ao ensino secundário; 4) o desenvolvimento da nova linguagem da álgebra das proposições. No final identificámos cinco significados utilizados na matemática escolar que ocorrem no corpus examinado: 1. Lógica-organização, 2. Lógica-normativa, 3. Lógica-linguagem, 4. Lógica-raciocínio e 5. Lógica-conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Matos, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Nova de Lisboa - UNL - Portugal

Professor Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professor Aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - Portugal.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 345     PDF downloads: 126

Como Citar

Matos, J. M., & Monteiro, T. M. (2020). CONSTRUINDO O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO EM TEMPOS DA MATEMÁTICA MODERNA: as múltiplas facetas da lógica. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/335

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino