Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O arquivo da submissão está em versão cega, para avaliação pelos pares.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê), as instruções disponíveis em Processo de avaliação pelos pares foram seguidas.
  • O autor declara estar ciente que caso o texto seja APROVADO, será paga uma taxa de editoração no valor de R$ 100,00 (cem reais), destinada aos custos de diagramação, registro do DOI e manutenção da revista.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AUTOR (ES)

 

Os artigos que integram o dossiê devem ser submetidos exclusivamente no formato do template do periódico, disponível no link: Template

 

  1. O artigo deve ter entre 15 e 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas, legendas, notas de rodapé, quadros e tabelas. Os resumos não devem ser incluídos na contagem de páginas.
  2. As margens do documento devem ser: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm.
  3. O título deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, centralizado;
  4. As palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula e as palavras após o uso de dois pontos, se houver, devem ser com letras minúsculas, exceto para nomes próprios em que a primeira letra de cada nome deve ser em maiúscula;
  5. Inserir 3 (três) espaços simples entre o título e o(s) Nome(s) do(s) Autor(es);
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, dossiê,...), as instruções disponíveis em Processo de avaliação pelos pares foram seguidas.
  7. Número máximo de autores 3.
  8. Nome dos autores deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, negrito, alinhado à direita, sendo apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula e inserir nota de rodapé para cada Autor em fonte Times New Roman, tamanho 9, alinhamento justificado, com indicação de função, instituição e e-mail, conforme exemplo no texto;
  9. Inserir três espaços simples entre o(s) Nome(s) do(s) autor(es) e RESUMO;
  10. A palavra “RESUMO” deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e maiúscula, espaçamento simples, centralizada;
  11. O texto resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, parágrafo único, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras;
  12. No “RESUMO” devem constar de forma sintética e clara o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, resultados e conclusões;
  13. Inserir 3 (três) espaços simples entre o resumo em português e o resumo de língua secundária;
  14. Elencar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave;
  15. O corpo do texto deve ser em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaço de 1,5 entre linha
  16. Inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois de cada subtítulo;
  17. Notas de Rodapé devem ser evitadas. Não utilizar notas de rodapé que são simplesmente referências bibliográficas. Caso não seja possível, estas devem ser sintéticas, objetivas e claras, em fonte em times new Roman, tamanho 9, espaçamento simples entre linhas e alinhamento justificado;
  18. Quando necessário para completar ou esclarecer o texto, inserir Desenhos, Esquemas, Figuras, Fotografias, Quadros e Tabelas que devem acompanhar Título e Fonte e numerados em sequência conforme o tipo;
  19. As REFERÊNCIAS listadas devem ser apresentadas em ordem alfabética e obedecer às normas da APA, cujo manual você pode consultar diretamente na página www.apastyle.org;
  20. Inserir 2 (duas) linhas antes e 1 (uma) linha depois da referência;
  21. A precisão e veracidade das citações bibliográficas são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho. Obrigatoriamente as citações feitas no texto devem constar nas “REFERÊNCIAS”.
  22. O artigo deve ser submetido exclusivamente no formato do template do periódico.


[1] Docente da Universidade Fulana de Qual – UFFQ, Campus Sicrano.  E-mail: xpto@universidade.br.

[2] Docente da Universidade Sicrana de Tal – UEST, Campus Sicrano.  E-mail: xpto@universidade.br.

[3] Docente da Universidade Beltrana – UFB, Campus Sicrano.  E-mail: xpto@universidade.br.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Estudo crítico de texto/obra recentemente publicada (máximo de cinco anos de publicação) ou de obra considerada clássica na área da História da Educação. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa e uma avaliação acerca das ideias expressas na obra, destacando a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

Traduções

Reproduzir, em língua portuguesa, artigos publicados no exterior, considerados relevantes para a temática de artigos de autores nacionais.

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica

  1. A contribuição, atende a temática da chamada, é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto deve ser elaborado de acordo com o template.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Os textos serão avaliados seguindo as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega”.
  7. Não será permitido o mesmo autor em diferentes textos publicados neste número especial.
  8. Os autores deverão estar cadastrados no sistema da revista com seu respectivo ORCID.

Notas, referências, documentos e informações

Dedicada a divulgar eventos da área, trabalhos recentementes publicados por meio de resenhas e quaisquer temas de interesse ligados à História e Educação Matemática.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.