CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática., Formação Continuada., Materiais didáticos.

Resumo

Este texto versa sobre alguns resultados e discussões cunhados em uma pesquisa vinculada a um projeto de ampla envergadura intitulado “Projeto – Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”, desenvolvido por integrantes do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Tal estudo teceu compreensões sobre o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca) da Unesp, Rio Claro. Em linhas gerais, tal trabalho objetivou elaborar a constituição de uma narrativa histórica do processo de constituição, trajetória e permanência do mencionado centro, considerando as análises realizadas de fontes orais e escritas. Neste trabalho, busca-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos à produção de materiais e as primeiras ações desse Centro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Eloisa Cavamura

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Diretora de escola, com função de Diretora do Departamento de Planejamento, Convênios e T.I.C. da Secretária Municipal da Educação (SME), Rio Claro, São Paulo, Brasil,

Heloisa da Silva, Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

Doutora e mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Vinícius Sanches Tizzo, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG

Doutor e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

Ambrosseti, N. B., & Ribeiro, M. T. de M. (2005). Universidades e Formação Continuada de professores: algumas reflexões. In: Anais da Reunião Anual da Anped, Caxambu/MG. http://27reuniao.anped.org.br/gt08/t0820.pdf
Cavamura, A. E. (2017). Formação Continuada de Professores de Matemática na Década de 2000: Um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca). (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista UNESP, Rio Claro. http://hdl.handle.net/11449/150540
Costa, E. X. (2016). Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. https://hdl.handle.net/1884/46050
Dias-da-Silva, M. H. G. F. (1998). O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente. Caderno CEDES, 19(44). https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100004
Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Forense-Universitária.
Garnica, A. V. M. (2014). Cartografias Contemporâneas: mapear a formação de professores de matemática. In: Garnica, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de matemática no Brasil (pp. 39-66, 1 ed.). Appris.
Garnica, A. V. M. (2013). Sobre Historiografia: fragmentos para compor um discurso. REMATEC, 8(12) 51-65. 2013. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/ article/view/356/356
Garnica, A. V. M., Fernandes, D. N. & Silva, H. (2011). Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. BOLEMA, 25(41), 213-250. http://hdl.handle.net/11449/73000
Gatti, B. A. (2008). Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 57-186. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006
Gatti, B. A. (2009). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(1), 90-102. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/ index.php/RIFP/article/view/347
Gatti, B. A. & Barreto, E. S. S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO.
Ghiraldelli Jr., P. (2006). História da Educação Brasileira. 1 ed. Cortez.
Gurgel, C. M. A. (2002). Educação para as ciências da Natureza e Matemáticas no Brasil: Um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997). Ciência & Educação, 8(2), 263-276.
Lins, R. C., Rolkouski, E. & Miola, R. J. (2005). Educação Matemática e Cartografia e Meio Ambiente. 1 ed. IGCE/Unesp: Cecemca.
Martins Salandim, M. E. (2012). A Interiorização dos Cursos de Matemática no Estado de São Paulo: Um Exame da Década de 1960. (Tese de Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. http://hdl.handle.net/11449/102107
Passos, C. M. S. M. (2017). Jogos na Alfabetização Matemática: reflexões sobre propostas do PNAIC. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2018/12/106_CarlaMarcelaSpannenbergMachadodosPassos.pdf
Santos, E. O. (2011). Políticas de Formação Continuada para os professores da Educação Básica. In: Anais Anpae. https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhos Completos/comunicacoesRelatos/0141.pdf
Setubal, M. A., Lopes, V. V. & Hubner, A. (2001). Educação básica no Brasil nos anos 90: políticas governamentais e ações da sociedade civil. 1 ed. Cenpec.
Silva, H. (2006). Centro de educação matemática (CEM): fragmentos de identidade. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. http://hdl.handle.net/11449/102135.
Vitorino, V. C. L. N. (2021) O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba: ranços e avanços. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. https://hdl.handle.net/1884/72721
Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Educa.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 325     PDF downloads: 3982

Como Citar

Cavamura, A. E., Silva, H. da ., & Tizzo, V. S. . (2022). CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000 . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–22. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/538

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM