CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000
Palavras-chave:
História da Educação Matemática., Formação Continuada., Materiais didáticos.Resumo
Este texto versa sobre alguns resultados e discussões cunhados em uma pesquisa vinculada a um projeto de ampla envergadura intitulado “Projeto – Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”, desenvolvido por integrantes do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Tal estudo teceu compreensões sobre o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca) da Unesp, Rio Claro. Em linhas gerais, tal trabalho objetivou elaborar a constituição de uma narrativa histórica do processo de constituição, trajetória e permanência do mencionado centro, considerando as análises realizadas de fontes orais e escritas. Neste trabalho, busca-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos à produção de materiais e as primeiras ações desse Centro.
Downloads
Referências
Cavamura, A. E. (2017). Formação Continuada de Professores de Matemática na Década de 2000: Um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca). (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista UNESP, Rio Claro. http://hdl.handle.net/11449/150540
Costa, E. X. (2016). Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. https://hdl.handle.net/1884/46050
Dias-da-Silva, M. H. G. F. (1998). O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente. Caderno CEDES, 19(44). https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100004
Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Forense-Universitária.
Garnica, A. V. M. (2014). Cartografias Contemporâneas: mapear a formação de professores de matemática. In: Garnica, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de matemática no Brasil (pp. 39-66, 1 ed.). Appris.
Garnica, A. V. M. (2013). Sobre Historiografia: fragmentos para compor um discurso. REMATEC, 8(12) 51-65. 2013. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/ article/view/356/356
Garnica, A. V. M., Fernandes, D. N. & Silva, H. (2011). Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. BOLEMA, 25(41), 213-250. http://hdl.handle.net/11449/73000
Gatti, B. A. (2008). Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 57-186. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006
Gatti, B. A. (2009). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, 1(1), 90-102. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/ index.php/RIFP/article/view/347
Gatti, B. A. & Barreto, E. S. S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO.
Ghiraldelli Jr., P. (2006). História da Educação Brasileira. 1 ed. Cortez.
Gurgel, C. M. A. (2002). Educação para as ciências da Natureza e Matemáticas no Brasil: Um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997). Ciência & Educação, 8(2), 263-276.
Lins, R. C., Rolkouski, E. & Miola, R. J. (2005). Educação Matemática e Cartografia e Meio Ambiente. 1 ed. IGCE/Unesp: Cecemca.
Martins Salandim, M. E. (2012). A Interiorização dos Cursos de Matemática no Estado de São Paulo: Um Exame da Década de 1960. (Tese de Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. http://hdl.handle.net/11449/102107
Passos, C. M. S. M. (2017). Jogos na Alfabetização Matemática: reflexões sobre propostas do PNAIC. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2018/12/106_CarlaMarcelaSpannenbergMachadodosPassos.pdf
Santos, E. O. (2011). Políticas de Formação Continuada para os professores da Educação Básica. In: Anais Anpae. https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhos Completos/comunicacoesRelatos/0141.pdf
Setubal, M. A., Lopes, V. V. & Hubner, A. (2001). Educação básica no Brasil nos anos 90: políticas governamentais e ações da sociedade civil. 1 ed. Cenpec.
Silva, H. (2006). Centro de educação matemática (CEM): fragmentos de identidade. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. http://hdl.handle.net/11449/102135.
Vitorino, V. C. L. N. (2021) O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba: ranços e avanços. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. https://hdl.handle.net/1884/72721
Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Educa.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 329 PDF downloads: 3983