CÁLCULO MENTAL E O SABER PROFISSIONAL: uma caracterização possível

Autores

Palavras-chave:

Cálculo Mental, Atividades Mentais, Maria do Carmo Domite Mendonça

Resumo

Neste texto é apresentado o resultado de uma análise de dois artigos, um escrito por Maria do Carmo Domite Mendonça  em coautoria de Marcelo Lellis e outro apenas da autoria de Maria do Carmo Domite Mendonça. O objetivo foi de caracterizar o entendimento de Maria do Carmo Domite Mendonça sobre cálculo mental e atividades mentais e, a partir dessa caracterização, verificar se esses conceitos poderiam ser considerados como saberes a ensinar ou saberes para ensinar. Para atingir tal intento a análise foi norteada por questionamentos do tipo: Quais as finalidades do cálculo mental sistematizado  por Maria do Carmo Domite Mendonça e Marcelo Lellis? O que, na concepção da autora, era a atividade mental? Será  que existia alguma relação entre cálculo mental e atividade mental? Como fundamentação teórica foi utilizado o entendimento de Borer (2017) e Hofstetter e Schneuwly (2017). A análise realizada permite apontar que o cálculo mental tinha como  finalidade desenvolver o raciocínio do aluno e torná-lo autônomo no processo de ensino-aprendizagem constituindo-se assim, para além de um saber que deveria ser ensinado, uma ferramenta de ensino, um saber para ensinar. Já a atividade mental consistia em elemento estruturante de uma concepção de ensino que visava substituir a aprendizagem por meio da exposição por uma aprendizagem em que o objetivo é a sua construção.

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Referências

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Publicado

2021-09-10

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Como Citar

Chagas Conceição, A. R. R. (2021). CÁLCULO MENTAL E O SABER PROFISSIONAL: uma caracterização possível. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/377

Edição

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Artigos