O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Quadro Negro. Recurso Didático. Lousa. Ensino. Ferramenta de Ensino.

Resumo

Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que surgiu da necessidade de buscar orientações para utilizar o quadro negro de maneira eficiente. Embora pareça um contrassenso tratar da história e do uso do quadro negro em época de expansão de tecnologias digitais, este artigo traz a trajetória da inserção desse instrumento didático para o contexto educacional brasileiro. A lousa é uma ferramenta muito utilizada e figura como um aliado muito importante na educação, mesmo em dias atuais, é extremamente funcional e que pode entregar resultados desejados. Esse estudo traz o histórico da introdução do quadro negro e seus muitos formatos e usos que assumiu desde sua introdução na educação brasileira, apresenta ainda a desconstrução de um mito de superioridade do professor em função da sua correta utilização.

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Referências

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Publicado

2021-09-01

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Como Citar

Santana, R. J. (2021). O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–12. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/367

Edição

Seção

Artigos