O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira
Palavras-chave:
Quadro Negro. Recurso Didático. Lousa. Ensino. Ferramenta de Ensino.Resumo
Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que surgiu da necessidade de buscar orientações para utilizar o quadro negro de maneira eficiente. Embora pareça um contrassenso tratar da história e do uso do quadro negro em época de expansão de tecnologias digitais, este artigo traz a trajetória da inserção desse instrumento didático para o contexto educacional brasileiro. A lousa é uma ferramenta muito utilizada e figura como um aliado muito importante na educação, mesmo em dias atuais, é extremamente funcional e que pode entregar resultados desejados. Esse estudo traz o histórico da introdução do quadro negro e seus muitos formatos e usos que assumiu desde sua introdução na educação brasileira, apresenta ainda a desconstrução de um mito de superioridade do professor em função da sua correta utilização.
Downloads
Referências
Lei de 15 de Outubro de 1827(1827). Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, DF. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html.
Domingues, J. E. (2015). Lousa e giz: você aproveita bem essa tecnologia?. Ensinar História Acesso em 15 de 02 de 2020, recuperado de https://ensinarhistoriajoelza.com.br/lousa-e-giz-voce-aproveita-bem-essa-tecnologia/
Ebert, A. (1972).O quadro de giz, sua utilização correta e seus acessórios. Revista Curriculum, 11(2), 29-42.
Mattos, L. A. (1968). O Quadro Negro e Sua Utilização no Ensino (2ª ed.). Teresópolis: Aurora Ltda.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1145 PDF downloads: 5427