O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DO CUBO MÁGICO UTILIZANDO AS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)
Palavras-chave:
Frações, Cubo Mágico, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Resumo
Quando se deparam com o conteúdo de frações os alunos apresentam grande dificuldade de compreensão com relação ao conteúdo. Baseado nisso, buscamos apresentar uma proposta de ensino de frações com o uso do cubo mágico, utilizando as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS (Moreira, 2011) como nosso aporte teórico. O Cubo Mágico pode ser utilizado como ferramenta potencialmente significativa não somente para o ensino de frações, mas também para demais conteúdos matemáticos e, além disso, apresenta interessante usabilidade para aulas inclusivas. A pesquisa pode prosseguir futuramente realizando a aplicação da proposta apresentada seguida de análise dos resultados obtidos.
Downloads
Referências
Barbosa, F. V. (2018). O Cubo Mágico de Rubik: teoria, prática e arte. (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT). Universidade de Brasília, Brasília – DF. Recuperado de: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32008
Campos, T. M. M., Magina, S., & Nunes, T. (2006). O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa, 8(1), 125-136. Recuperado de: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/545/433
Kieren, T. E. (1976). On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: Anais de 1 Workshop on Number and measurement. Columbus, Ohio: ERIC/MEAC. Recuperado de: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED120027.pdf.
Kieren, T. E. (1980). Personal Knowledge of rational numbers: its intuitive and formal development. In M. Behr & J. Hiebert (Eds.). Numbers Concepts and Operations in the Middle Grades (1 ed., Vol. 2, pp. 162-181). Lawrence Erlbaum Associates.
Kolling, B. A. S. (2019). O ensino de frações por meio do cubo mágico. (Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12653
Lopes, A. J. (2008). O Que Nossos Alunos Podem Estar Deixando de Aprender Sobre Frações, Quando Tentamos lhes Ensinar Frações. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, 21(31), 1-22. Recuperado de: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2102
Moreira, M. A. (2011). Unidades de enseñanza potencialmente significativas. Aprendizagem Significativa em Revista, 1(2), 43-63. Recuperado de: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID10/v1_n2_a2011.pdf
Moreira, M. A. (2012a). Diagrama V e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, 6(2), 3-12. Recuperado de: http://moreira.if.ufrgs.br/DIAGRAMASpor.pdf
Moreira, M. A. (2012b). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educação Científica, 4(2), 38-44. Recuperado de: http://moreira.if.ufrgs.br/mapasport.pdf
Moreira, M. A. (2012c). O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, 25, 29-56. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10183/96956
Nunes, C. d. S. (2015). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de estatística na Educação Básica. (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Recuperado de: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/218/210
Oliveira, J. R. d. (2011). O prazer de aprender brincando. (Especialização em Psicopedagogia em Programa de Pós-Graduação Lato “Sensu” em Psicopedagogia). Universidade Candido Mendes. Recuperado de: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N203980.pdf
Santos, S. M. d., & Rosa, C. T. W. d. (2018). UEPS para o ensino de Estatística na Educação Básica. Produtos Educacionais do PPGECM, 1, 1-75. Recuperado de: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/produtos-educacionais/Scheila_Produto.pdf
Santos, V. S. d., Vasques, A. d. A., & Lima, I. M. (2016). O Cubo Mágico como estratégia mediadora do processo de ensino e aprendizagem da matemática. Madre Ciência Educação, 1(1), 1-11. Recuperado de: http://madretereza.edu.br/revista/index.php/educacao/article/view/8
Scheffer, N., & Powell, A. (2020). Frações na Educação Básica: o que revelam as pesquisas publicadas no Brasil de 2013 a 2019. Revista Paranaense De EducaÇÃo MatemÁtica, 9(20), 8-37. Recuperado de: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.20.8-37
Silva, J. V. d. N. (2015). Uma proposta de aprendizagem usando o cubo mágico em Malta – PB. (Mestrado em Matemática em Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT). Universidade Estadual da Paraíba. Recuperado de: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2390
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1296 PDF downloads: 4311