ENSINAR A ENSINAR MATEMÁTICA: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994)

Autores

  • Mariana Lima Vilela marianalimadiv@hotmail.com
  • Filipe Santos Fernandes fernandes.fjf@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, História da formação de professores de matemática, Práticas de ensinar a ensinar, Formador de professores de matemática

Resumo

Examinamos, neste texto, as contribuições do estudo de trajetórias profissionais de professores universitários para a compreensão da constituição e circulação de práticas de ensinar a ensinar matemática. Para isso, apresentamos brevemente as práticas de ensinar a ensinar matemática como uma ferramenta conceitual e, como objetivo deste artigo, propomos realizar um exercício de análise a partir do estudo das confluências entre as trajetórias profissionais de docentes de disciplinas responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e documentos ligados a essas disciplinas, como ementas e programas, no período de 1968 a 1994. Essa análise permite-nos considerar que os conteúdos, as metodologias e as avaliações dessas disciplinas acompanharam a modificação dos ideários e discursos pedagógicos no tempo, tendo fortes influências das trajetórias profissionais de seus professores, além de evidenciar como as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado atuavam como um catalisador de questões ligadas ao ensino de Matemática, promovendo uma atualização dos ideários e discursos pedagógicos ligados à formação e à atuação de professores de Matemática no curso de Licenciatura.

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Publicado

2020-12-21

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Como Citar

Vilela, M. L., & Fernandes, F. S. (2020). ENSINAR A ENSINAR MATEMÁTICA: constituição e circulação de práticas em trajetórias profissionais de professores de Estágio Curricular Supervisionado (UFMG, 1968-1994). Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/356

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino