-
1166
-
557
-
284
-
251
-
250
-
249
-
248
-
221
-
198
-
192
-
183
-
152
-
148
-
137
-
136
-
136
-
133
-
130
-
129
-
128
v. 8 (2022): Fluxo Contínuo
Expediente
Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM
-
ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção
Visualizações do artigo: 189 PDF downloads: 142 -
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Visualizações do artigo: 480 PDF downloads: 329 -
POR OUTRAS REVOLTAS DOS QUEBRA-QUILOS: história da educação matemática em interpelações decoloniais
Visualizações do artigo: 198 PDF downloads: 112 -
CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000
Visualizações do artigo: 289 PDF downloads: 3957 -
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)
Visualizações do artigo: 155 PDF downloads: 95
Dossiê - A Mat. do Ensino e da Formação Primária em Tempos da Pedagogia Intuitiv
-
GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
Visualizações do artigo: 186 PDF downloads: 114 -
NO INSTITUTO PESTALOZZI E NA ESCOLA PAULISTA: uma álgebra intuitiva para o ensino primário? (1800-1920)
Visualizações do artigo: 197 PDF downloads: 141 -
UMA CARACTERIZAÇÃO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA INTUITIVA A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO (SÃO PAULO, 1894-1921)
Visualizações do artigo: 258 PDF downloads: 98 -
NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO: uma aritmética e uma geometria intuitivas
Visualizações do artigo: 134 PDF downloads: 93
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
UM BREVE CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL NO SÉCULO XVIII
Visualizações do artigo: 1000 PDF downloads: 389 -
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)
Visualizações do artigo: 183 PDF downloads: 161 -
O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
Visualizações do artigo: 259 PDF downloads: 155 -
ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
Visualizações do artigo: 545 PDF downloads: 311 -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
Visualizações do artigo: 471 PDF downloads: 398 -
BRASIL X PORTUGAL: pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino da história da matemática sobre sequências numéricas recorrentes
Visualizações do artigo: 280 PDF downloads: 159 -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática
Visualizações do artigo: 655 PDF downloads: 414 -
O INSTRUMENTO MATEMÁTICO BÁCULO DE PETRUS RAMUS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS SÉCULOS XVI E XVII
Visualizações do artigo: 545 PDF downloads: 143 -
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática
Visualizações do artigo: 219 PDF downloads: 139 -
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória
Visualizações do artigo: 235 PDF downloads: 123
Artigos
-
A ADAPTAÇÃO DOS CADERNOS DE ARITMÉTICA RUBIO À LEI GERAL DA EDUCAÇÃO ESPANHOLA (1970)
Visualizações do artigo: 311 PDF downloads: 184 -
HISTORIA DE LA MATEMÁTICA PARA EL DISEÑO DE TAREAS: caracterización de conexiones intramatemáticas asociadas a la clasificación de los grupos de orden cuatro
Visualizações do artigo: 309 PDF downloads: 183 -
O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira
Visualizações do artigo: 873 PDF downloads: 5315 -
LA FORMACIÓN DEL PROFESOR DE MATEMÁTICA EN EL SALVADOR: El caso de la Escuela Normal Superior
Visualizações do artigo: 286 PDF downloads: 138 -
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional
Visualizações do artigo: 468 PDF downloads: 305 -
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino
Visualizações do artigo: 138 PDF downloads: 96 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970)
Visualizações do artigo: 188 PDF downloads: 88 -
LOS CORTES DEL CONO EN LA GEOMETRÍA GRIEGA: una caracterización de usos y significados más allá de la anécdota
Visualizações do artigo: 406 PDF downloads: 231 -
SOBRE LOS PROCESOS DE DEMOSTRACIÓN Y EL CONTEXTO DE PRODUCCIÓN DE LA MEMORIA SUR LES INTÉGRALES DÉFINIES DE AUGUSTÍN-LOUIS CAUCHY
Visualizações do artigo: 383 PDF downloads: 183 -
ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
Visualizações do artigo: 274 PDF downloads: 143 -
A FEIRA LIVRE COMO LUGAR DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOCIOCULTURAL: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas - PB
Visualizações do artigo: 244 PDF downloads: 209 -
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações
Visualizações do artigo: 153 PDF downloads: 100