POR OUTRAS REVOLTAS DOS QUEBRA-QUILOS: história da educação matemática em interpelações decoloniais

Autores

Palavras-chave:

Colonialidade., Decolonialidade., Educação do Campo., História Oral., Pesos e Medidas.

Resumo

A chamada Revolta dos Quebra-quilos foi um levante popular ocorrido no Nordeste rural brasileiro nos anos de 1875-1876, incitado, entre outros aspectos, pelo descontentamento da população frente à implementação de um novo sistema de pesos e medidas pelo governo Imperial. Na atualidade, essas resistências permanecem em outras lutas, como nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, que insistentemente revisitam memórias e histórias camponesas que (re)existem em identificações políticas, territoriais e culturais que escapam das imagens coloniais que conferem ao rural uma visão depreciativa. Junto a essa revisão de memórias e histórias, buscamos expressar como a Matemática atua como meio para o exercício da colonialidade, alinhando a História da Educação Matemática à luta das populações camponesas pela educação e evidenciando como as ações de um curso de formação de professores permitem valorizar e reconhecer vozes e experiências educativas da população camponesa, em um movimento de (re)existência frente à colonialidade.

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Biografia do Autor

Filipe Santos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Moreira Mendanha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Funcionária pública (cantineira) na Escola Municipal José Simões Cunha, Paracatu, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

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Como Citar

Fernandes, F. S. ., & Mendanha, R. M. (2022). POR OUTRAS REVOLTAS DOS QUEBRA-QUILOS: história da educação matemática em interpelações decoloniais. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/537

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM