AS INTERVENÇÕES DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM SÃO PAULO NAS PRIMEIRAS DECÁDAS DO SÉCULO XX.

Autores

Palavras-chave:

Ensino paulista, Formação de professores, Matemática, Ensino da Matemática, Metodologia da Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de José Ribeiro Escobar para o ensino da matemática nas primeiras décadas do século XX em São Paulo. Para isso foi analisado suas publicações nas revistas: Revista de Ensino, Revista Educação, Revista da Sociedade de Educação, Revista de Educação. Escobar publica cerca de doze artigos sobre matemática no período de 1914 a 1934, durante esses anos ele escreveu outros artigos de temáticas variadas para essas revistas, contudo para este artigo será analisado apenas suas publicações referentes ao ensino da matemática. Os textos de Escobar eram escritos com o intuito de precaver o professorado paulista para uma nova prática educacional com relação ao ensino dessa ciência. Alguns com caráter de manual de consulta, com indicações metodológicas, outros discorrendo sobre o ensino da matemática e sobre estratégias para o aprendizado efetivo da matemática. Investigar seus artigos nos permite uma reflexão acerca do uso dos materiais concretos para o ensino da matemática e como por intermédio desses instrumentos era possível alcançar o espírito do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos, Mestranda Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Programa de Pós Graduação em Educação.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Ensino Lúdico, Pós Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional Atualmente é professora de Matemática - Ensino Médio, Docente na Pós - Graduação e Palestrante. Participa do grupo de pesquisa:A Inclusão Lingustica em Cenários de Atividades Educacionais - ILCAE - PUC/SP e de estudo da Unifesp - Linguagem e Formação Docente para o Trabalho em Cenários de (Ex-) Inclusão Escolar. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 303     PDF downloads: 109

Como Citar

de Campos, A. M. A. (2019). AS INTERVENÇÕES DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM SÃO PAULO NAS PRIMEIRAS DECÁDAS DO SÉCULO XX. Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/191

Edição

Seção

Artigos