VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?
Palavras-chave:
Formação de professores, História da Educação Matemática, PesquisasResumo
O presente artigo objetivou fazer uma análise do impacto da linha de pesquisa Mapeamento da Formação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de História Oral em Educação Matemática (Ghoem), em trabalhos historiográficos realizados na região Nordeste do Brasil por pesquisadores oriundos de instituições dessa mesma região, filiados ao referido grupo de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a revisão narrativa, que se constitui como um tipo de revisão bibliográfica que sintetiza, descreve e interpreta a literatura existente sobre um determinado campo ou tópico de estudo, possibilitando compreender um determinado assunto sob um ponto de vista teórico ou contextual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com dados oriundos de bancos de teses e dissertações. O estudo permitiu compreender que a formação e a atuação de professores de Matemática na região Nordeste guardam especificidades locais, mas também reproduzem práticas e apresentam características observadas num âmbito mais global. Além disso, percebeu-se que a formação de professores no Brasil nunca foi fruto de um planejamento estratégico de melhoria da educação, mas sempre uma conformação para suprir demandas reprimidas, o que traz consequências negativas para a profissão docente.
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