VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?

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Palavras-chave:

Formação de professores, História da Educação Matemática, Pesquisas

Resumo

O presente artigo objetivou fazer uma análise do impacto da linha de pesquisa Mapeamento da Formação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de História Oral em Educação Matemática (Ghoem), em trabalhos historiográficos realizados na região Nordeste do Brasil por pesquisadores oriundos de instituições dessa mesma região, filiados ao referido grupo de pesquisa. Foi utilizada como metodologia a revisão narrativa, que se constitui como um tipo de revisão bibliográfica que sintetiza, descreve e interpreta a literatura existente sobre um determinado campo ou tópico de estudo, possibilitando compreender um determinado assunto sob um ponto de vista teórico ou contextual. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com dados oriundos de bancos de teses e dissertações. O estudo permitiu compreender que a formação e a atuação de professores de Matemática na região Nordeste guardam especificidades locais, mas também reproduzem práticas e apresentam características observadas num âmbito mais global. Além disso, percebeu-se que a formação de professores no Brasil nunca foi fruto de um planejamento estratégico de melhoria da educação, mas sempre uma conformação para suprir demandas reprimidas, o que traz consequências negativas para a profissão docente.

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Biografia do Autor

Alexsandro Coelho Alencar, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Rio Claro, SP. Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA). Endereço para correspondência: Universidade Regional do Cariri, Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DEMPA/CCT): Av. Leão Sampaio, 107, Triângulo, Juazeiro do Norte, CE, Brasil. CEP: 63.041-235. E-mail: alex.alencar@urca.br.

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Rio Claro, SP. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação​ em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN), membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e trabalha com Educação, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de Matemática e pesquisas na interface História da Educação Matemática, questões sociais, Ensino de Matemática e formação de subjetividades.

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Publicado

2023-10-03

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Como Citar

Alencar, A. C., & Morais, M. B. de. (2023). VOZES DE VIAJANTES: o que pode a pesquisa em história oral e Educação Matemática na região Nordeste do Brasil?. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/571

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