DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes

Autores

Palavras-chave:

Subversões, Disciplina, Educação e política, Região de Barra do Garças, História Oral

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida por meio da metodologia da História Oral, que trata da formação e atuação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças, um espaço sócio-político-geográfico estruturado a partir do garimpo de diamantes. A pesquisa teve como recorte temporal principal a segunda metade do século XX, mas em alguns momentos nos voltamos a períodos anteriores. Neste texto, especificamente, partimos de narrativas de ex-professores dessa região para discutir as práticas disciplinares por eles aplicadas em seu cotidiano como professores, associando essas práticas ao coronelismo político que caracteriza o local até os dias de hoje. A docilidade que os docentes exigem de seus alunos, e que serve de atestado de qualidade às suas práticas docentes, é a mesma que todo um sistema político vigente exige deles, o que os torna coniventes com as elites políticas e impermeáveis aos movimentos de classe.

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Biografia do Autor

Eliete Grasiela Both, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática (Unesp). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFMT), Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutor em Educação Matemática (Unesp). Professor aposentado do Departamento de Matemática (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil, e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-11-09

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Como Citar

Both, E. G., & Garnica, A. V. M. (2021). DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática