O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Desenho, Discursos, EnunciadosResumo
Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática. Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 361 PDF downloads: 78