O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão

Autores

  • Thaline Thiesen Kuhn thali_thiesen@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores claudia.flores@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Desenho, Discursos, Enunciados

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática.  Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaline Thiesen Kuhn, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGECT/UFSC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGECT/UFSC.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação – MEN/CED e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGECT/UFSC.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Métricas


Visualizações do artigo: 334     PDF downloads: 68

Como Citar

Kuhn, T. T., & Flores, C. R. (2016). O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71