ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”

Autores

Palavras-chave:

Cálculo mental, Conhecimentos, Estratégias, Erro conceitual, Erro por distração

Resumo

No estudo da Matemática, os erros cometidos pelos alunos geralmente estão relacionados ao fracasso, gerando um sentimento negativo em relação à disciplina. Neste texto, vamos apresentar uma abordagem sobre o erro que vai na direção oposta, considerando-o com um elemento sinalizador da falta de conhecimento na resolução de operações aritméticas. Trata-se de um estudo de caso que considerou a construção do material didático do Curso de Cálculo Mental para Professores – CalMe Pro, analisando, especialmente, os erros cometidos pelos alunos na resolução das tarefas propostas. O estudo considerou dois tipos de erros: o erro conceitual e o erro por distração, e mostra que, por meio do ensino dos conhecimentos de cálculo mental, quando houve a aprendizagem, o aluno não comete erro conceitual, pois tem um repertório de conhecimentos e um repertório de estratégias de cálculo mental para resolver, avaliar e validar suas respostas.

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Biografia do Autor

Danilene Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Palotina, Paraná, Brasil.

Sabrina Zancan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Palmeira das Missões, RS, Brasil.

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Publicado

2023-08-12

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Como Citar

Berticelli, D. D., & Zancan, S. (2023). ARITMÉTICA COM CÁLCULO MENTAL: “Como você fez?”. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–15. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica

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