UM BREVE CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL NO SÉCULO XVIII

Autores

Palavras-chave:

História da Matemática no Brasil, Ratio Studiorum, Doutores Brasileiros em Matemática, Século XVIII, Educação Matemática

Resumo

A matemática ensinada no século XVIII no Brasil era considerada apenas um complemento do currículo de Filosofia, não sendo identificada como disciplina. Com a expulsão dos jesuítas da colônia brasileira, houve uma outra perspectiva para a matemática que visava atender às necessidade práticas do cotidiano, principalmente, ligadas ao Exército e à Marinha, que trabalhavam para a Coroa Portuguesa. Tal situação permitiu a criação da Faculdade de Matemática em Coimbra, que formou os primeiros doutores brasileiros em matemática e criou as primeiras escolas náuticas que tinham, exclusivamente, a matemática como conteúdo. O presente artigo descreve, de forma breve, o contexto da matemática no Brasil no século XVIII desde o Ratio Studiorum da Companhia de Jesus até a formação dos primeiros doutores em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. F. Os Padres Matemáticos e a Cartografia da capitania do Rio de Janeiro no século XVIII. IV Simpósio Lusobrasileiro de Cartografia Histórica. Faculdade de Letras. Universidade do Porto: 2011. Recuperado de: http://eventos.letras.up.pt/ivslbch/resumos/100.pdf

ARAÚJO, J. S. Perfil do leitor colonial. Salvador. Dissertação de Doutorado em Literatura Brasileira apresentado à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade do Rio de Janeiro, 1988, 732 p.UFRJ: 1988. Recuperado de: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/6233/1/401307.pdf

BRITANNICA, The Editors of Encyclopaedia. "Joseph-Michel and Jacques-Étienne Montgolfier". Encyclopedia Britannica, 6 Feb. 2018, https://www.britannica.com/biography/Montgolfier-brothers

D’AMBROSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. 2.ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2011.

FRANCA, L. O método pedagógico dos jesuítas. Rio de Janeiro: Agir, 1952.

LIMA, P. Homens de Ciência a Serviço da Coroa: os intelectuais do Brasil na Academia Real de Ciências de Lisboa 1779/1822. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: 2009. Recuperado de: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/514/3/20177_ulfl064849_tm.pdf

MONDINI, F. A Matemática presente nas Escolas Jesuíticas Brasileiras (1549-1759). In: Acta Scientiae, v.15, n.3, pp.524-534, set./dez. 2013. Recuperado de: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/538. Acesso em: 11 de outubro de 2021.

NASCIMENTO, E.F.V.C.; BARRETO, R.A.D.N. Livros Proibidos no Brasil Colonial. In: Seminário do 16° COLE Vinculado: Leitura, Escola, História (7).Unicamp, Campinas (SP): 2007. Recuperado de: <https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss03_02.pdf>. Acesso em 27 de novembro de 2021.

FERREIRA, M. N. Professores Luso-brasileiros: Mathematicos de Profissão no Ensino Náutico e ao Serviço do Estado na Segunda Metade do Século XVIII e Início do Século XIX. Revista Brasileira de História da Matemática.Vol. 16. nº 32. pp. 69-100, 2016.

TOYSHIMA, A. M. S.; MONTAGNOLI, Gilmar Alves. ; COSTA, Célio Juvenal . Algumas considerações sobre o Ratio Studiorum e a organização da educação nos colégios jesuíticos. XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: 'civilização, fronteiras e diversidade' e IV seminário do grupo de pesquisa 'Educação e processos civilizador', 2012, Dourados. XIV SIPC 2012, 2012.

VILELLA, C. M. Hospícios da Terra Santa no Brasil. Tese de doutorado apresentada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2015.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 1832     PDF downloads: 590

Como Citar

Delfiol, T. (2022). UM BREVE CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL NO SÉCULO XVIII. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/486

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA