CARTAS COMO FONTE DE PESQUISA

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.619

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena Matematica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e , atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação Matemática nas séries iniciais,Formação de professores,Educação Matemática, Constituição dos saberes elementares, Formação de professores das séries iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, Formação de Professores e educação à distância. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, didática e metodologia, história da educação matemática, formação de professores e História da Matemática.Desenvolve pesquisas em História da Educação Matemática, atuando como pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT/ UNIFESP) e do Grupo LaPHEM (Laboratório de Pesquisa em História da Educação Matemática) da USS e no Grupo de Estudos sobre Discurso/Práticas Educacionais- USP. Fez parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da USS- Universidade Severino Sombra como professora adjunta I e atua como Formadora de matemática do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Ferraz, D. C., (2014). As mudanças curriculares dos ginásios vocacionais de São Paulo: da 'integração social' ao 'engajamento pela transformação'. Revista Brasileira de História de Educação , 14 (3), 23-53. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v14i3.471

França, D. M. (2019). A Matemática nas séries iniciais: o que mudou (1960-1980)? Curitiba: Appris.

França, D. M., Santos, E. S. C. dos (2022). Blocos lógicos em tempos do Movimento da Matemática Moderna (1960-1980). Zetetiké. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667882/28840 DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882

França, D. M. (2008). História. O movimento da matemática moderna nas séries iniciais e o primeiro livro didático. Unión - Revista Iberoamericana de educación matemática, 4(14). Recuperado a partir de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1199

França, D.M., Zuin, E. de S. L. (2020). Saberes profissionais para ensinar matemática na década de 1960: o caso dos ginásios vocacionais a partir da literatura cinzenta. Revista Brasileira de História da Educação, 20, e104. Epub 01 de abril de 2020.https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e104 DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e104

França , D., & Sanchez, L. B. (2017). Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990). REMATEC, 12(24). Recuperado de https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253

Sanchez, L.B. (2023). Memórias impressas: cartas autobriográficas. Editorada autora.

Downloads

Publicado

2024-04-13

Métricas


Visualizações do artigo: 213     PDF downloads: 148

Como Citar

França, D. M. (2024). CARTAS COMO FONTE DE PESQUISA . Revista De História Da Educação Matemática, 10. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.619

Edição

Seção

Resenhas