UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática., História da Educação., História da Matemática., Eventos Científicos., Mapeamentos.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo foi reunir estudos para mapear o processo de constituição e circulação da Hem no Brasil, trazendo para o diálogo outros elementos a compor a compreensão do processo, como a participação de pesquisadores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, as publicações internacionais, entre outros aspectos. As questões norteadoras são: como vem sendo constituída a Hem no Brasil? Com quem a Hem vem dialogando em seu processo de expansão? Quais suas interlocuções com a Educação Matemática (EM)? Constatou-se que o processo de constituição da Hem no Brasil foi acompanhado de movimento mais amplo de crescimento do campo da EM, e tem o GT15 como um espaço de interlocução entre Hem e a EM. Buscou-se discutir com pesquisadores do GT15 as interações possíveis entre a Hem e a EM, assim como iniciar um debate sobre perspectivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Educação (Currículo) na PUC/SP. Professora Associada da UNIFESP, Campus Diadema, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (UNESP / Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP / Rio Claro), Estado de São Paulo, Brasil.

Referências

Bloch, M. (2001). Apologia da História ou O ofício de historiador. Jorge Zahar.
Brito, A. J. & Miorim, M. A. (2016). A institucionalização da História da Educação Matemática. In: GARNICA, A. V. M. (org.) Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade (pp. 67-92). Livraria da Física.
Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Editora UNESP.
Carvalho, J. B. P. & Dassie, B. A. (2012). The history of mathematics education in Brazil. ZDM Mathematics Education, 44, 499-511.
Castioni, R. & Melo, A. A. S.; Afonso, M. C. L. (2020). Bolsa produtividade do CNPq na área de Educação: uma análise com foco na Educação Básica. Educação Pesquisa, 46, 1-18.
Dassie, B. A. & Costa, D. A. (orgs.) (2018). História da Educação Matemática e Formação de Professores. Editora Livraria da Física.
De Certeau, M. (2002). A escrita da história. Tradução: Maria de Lourdes Menezes, 2. ed. Forense.
Garnica, A. V. M. (2010, julho/dezembro). Outras inquietações: apontamentos sobre História Oral e História da Educação Matemática. Zetetiké, 18(34), 259-303.
Garnica, A. V. M. (org.) (2016). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. Livraria da Física.
Gomes, M. L. M. & Brito, A. J. (2009). Vertentes da produção acadêmica em história da educação matemática: as indicações do EBRAEM. Bolema, 22 (34), 105-130.
Leme da Silva, M. C. & Pinto, T. P (orgs.) (2020). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. Editora Livraria da Física.
Matos, J. M. (2020). Prefácio: História da Educação Matemática e Educação Matemática. In: LEME DA SILVA, M. C.; PINTO, T. P. (orgs.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis (pp. 19-51). Editora Livraria da Física.
Matos, J. M. (2022). Uma primeira leitura da investigação em História da educação matemática no mundo ibero-americano. In: CURY, F. G.; MORAIS, M. B.; GARNICA, A. V. M. (orgs). História da Educação Matemática: desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa (pp. 159-182). Editora Livraria da Física.
Mendes, I. A. & Gonçalves, F. D. S. (2020). Caracterização da pesquisa brasileira em Dissertações e Teses sobre História da Educação Matemática (1990-2010). Revista Colombiana de Matemática Educativa, 5, 55-69.
Miguel, A. & Mendes, I. A. (2010). Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. ZDM Mathematics Education, 42, 315-323.
Valente, W. R. (2010). Trends of the history of mathematics education in Brazil. ZDM Mathematics Education, 42, 315-323.
Valente, W. R. (org.) (2014). História da Educação matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. Livraria da Física.
Valente, W. R. (2020). Matemática, Educação e História da Educação Matemática: Campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, W. R. (org.) Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores (pp. 187-210). Livraria da Física.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Métricas


Visualizações do artigo: 829     PDF downloads: 464

Como Citar

Leme da Silva, M. C. . (2022). UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)