UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática., História da Educação., História da Matemática., Eventos Científicos., Mapeamentos.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo foi reunir estudos para mapear o processo de constituição e circulação da Hem no Brasil, trazendo para o diálogo outros elementos a compor a compreensão do processo, como a participação de pesquisadores brasileiros em eventos nacionais e internacionais, as publicações internacionais, entre outros aspectos. As questões norteadoras são: como vem sendo constituída a Hem no Brasil? Com quem a Hem vem dialogando em seu processo de expansão? Quais suas interlocuções com a Educação Matemática (EM)? Constatou-se que o processo de constituição da Hem no Brasil foi acompanhado de movimento mais amplo de crescimento do campo da EM, e tem o GT15 como um espaço de interlocução entre Hem e a EM. Buscou-se discutir com pesquisadores do GT15 as interações possíveis entre a Hem e a EM, assim como iniciar um debate sobre perspectivas futuras.

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Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Educação (Currículo) na PUC/SP. Professora Associada da UNIFESP, Campus Diadema, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (UNESP / Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP / Rio Claro), Estado de São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

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Como Citar

Leme da Silva, M. C. . (2022). UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/536

Edição

Seção

Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM