MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário.

Autores

Palavras-chave:

Narrativas, Memórias, Ensino de Matemática, Ensino Primário, Tabuada

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as lembranças de uma ex-aluna do ensino primário do Município de Aiquara BA, revisitando o passado mediante a memória das práticas do ensino de matemática. Para cumprir tal objetivo, usa a narrativa de histórias de vida como suporte metodológico e considerou como fonte a entrevista cedida por uma aluna que frequentou o então curso primário nos Grupos Escolares Lomanto Junior e Júlio Ignácio de Matos, trazendo enfoque às memórias das aulas de matemática, bem como o relato da relação professor-aluno presentes no contexto da sala de aula. A narrativa tecida aponta aspecto de uma cultura de ensino marcada pelo castigo, em decorrência do estudo da tabuada, aferida pela sabatina.

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Biografia do Autor

Zenildo Santos, Universidade Federal do ABC

Aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (doutorado). Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) 2019. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

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Publicado

2021-11-09

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Como Citar

Santos, Z. (2021). MEMÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: a sabatina nas aulas de Matemática no ensino primário . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/435

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática