HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613Palavras-chave:
História da educação matemática, Licenciatura em Matemática, Currículo PrescritoResumo
Objetiva-se mapear e discutir a presença de temáticas relativas à História da educação matemática (Hem) em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos em treze campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolveu-se um estudo na abordagem qualitativa, do tipo documental, no qual optou-se por analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos respectivos cursos de Licenciatura em Matemática. Observou-se que temáticas relativas à Hem estão presentes em disciplinas de sete cursos (54% do total de cursos da respectiva área ofertados pela instituição). Como resultado, foi possível evidenciar que os PPC dos cursos da Instituição pesquisada tratam de forma incipiente a Hem nas estruturas curriculares. Os cursos que fazem referência à temática alinham-se aos pressupostos do campo de investigação Hem. Além disso, salienta-se que, embora haja uma evolução expressiva do campo de investigação da Hem nos últimos vinte anos, no currículo prescrito desses cursos de Licenciatura em Matemática, não se observa sua institucionalização na qualidade de “campo disciplinar”.
Downloads
Referências
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Búrigo, E. Z., Dalcin, A., & Fischer, M. C. B. (2017). História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura. Cadernos de História da Educação (online), 16, 619-639. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4
Costa, D. A. (2017). A emergência da disciplina História da Educação Matemática. Cadernos de História da Educação (online), 16, 640-652. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-5 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-5
Dassie, B. A., Búrigo, E. Z. & Gomes, M. L. M. (2020). A história da Educação Matemática nos cursos de formação de professores. In M. C. Leme da Silva & T. P. Pinto (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis (pp. 125-172). Livraria da Física.
E-mec – Cadastro Nacional de Cursos e Institutos de Educação Superior. https://emec.mec.gov.br
Garnica, A. V. M., & Souza, L. A. (2012). Elementos de história da Educação Matemática. Cultura Acadêmica.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Gimeno Sacristán, J. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática (3 ed.). Artmed.
Gomes, M. L. M. (2010). História da Educação Matemática: a propósito da edição temática do BOLEMA. Bolema, 23(35A) vii-xxvii. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10804/7176
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2017a). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Birigui). https://bri.ifsp.edu.br/index.php/component/phocadownload/category/19-matematica?download=1407:anexo-iii
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2017b). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Campos do Jordão). https://ifspcjo.edu.br/component/phocadownload/file/2029-projeto-pedagogico-de-curso-ppc
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2017c). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Caraguatatuba). https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/images/conteudo/Projeto_pedag%C3%B3gico_do_Curso_de_licenciatura_em_matem%C3%A1tica_2018.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2017d). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Guarulhos).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018a). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Cubatão). https://cbt.ifsp.edu.br/images/Documentos/2018_PPC_Licenciatura_Matem%C3%A1tica_Atualizado_08_11_2018.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018b). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Itapetininga). https://drive.ifsp.edu.br/s/AxacnfSdjxj98Lp
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018c). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Salto). https://slt.ifsp.edu.br/images/matematica/SLT_Licenciatura%20em%20Matem%C3%A1tica_PPC.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018d). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus São José dos Campos). https://sjc.ifsp.edu.br/matematica/index.php/ultimos-textos/17-ultimas-noticias/121-documentos-do-curso
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2018e). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus São Paulo). https://novospo.spo.ifsp.edu.br/images/phocadownload/DOCUMENTOS_MENU_LATERAL_FIXO/GRADUACAO/LICENCIATURA_MATEMATICA/2018/SPO_Licenciatura_em_Matem%C3%A1tica_PPC_modelo_novo.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2019a). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Bragança Paulista). https://bra.ifsp.edu.br/phocadownload/LicenciaturaEmMatematica/PPC_Lic_Matematica_abr2019.pdf.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2019b). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Hortolândia). https://hto.ifsp.edu.br/portal/images/IFSP/Cursos/Coord_Licenciatura_Matematica/Documentos/2017/ppc_licenciatura_matematica_2017.pdf
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2020). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Araraquara). https://drive.ifsp.edu.br/s/w2qqVQ2ZuwGYQFn
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2021a). Cursos IFSP – Informações Cadastrais. https://drive.ifsp.edu.br/s/cnTuZzcCEL5Oczb/download
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2021b). Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática (Câmpus Itaquaquecetuba). https://itq.ifsp.edu.br/images/Licenciatura/PPC/PPC-MAT-2021-03.pdf
Lei Federal n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (2008). Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.
Libório, R. G. C. (2022). História da educação matemática na formação inicial do professor de matemática: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos. In R. E. Gutiérrez & J. L. Prieto (Comps.). Memorias del VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (pp. 786-798). Asociación Aprender en Red. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230722
Matos, J. M. (2020). Prefácio: História da Educação Matemática e Educação Matemática. In M. C. Leme da Silva & T. P. Pinto (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis (pp. 19-51). Livraria da Física.
Miguel, A., & Brito, A. de J. (1996). A história da matemática na formação do professor de matemática. In E. S. Ferreira (Org.). Cadernos CEDES, 40. Papirus.
Miguel, A., & Miorim, M. A (2002). História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, 36, 177-203. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44978
Miguel, A., & Miorim, M. A (2004). História na Educação Matemática: propostas e desafios. Autêntica.
Oliveira, M. C. A. de (2017). História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. Cadernos de História da Educação (online), 16, 653-665. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-6 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-6
Resolução CONAES n.º 1, de 17 de junho de 2010 (2010). Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6885-resolucao1-2010-conae&category_slug=outubro-2010-pdf&Itemid=30192
Resolução CNE/CEB n.º 2, de 1.º de julho de 2015 (2015). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file
Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019 (2019). Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a BNC-Formação. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file
Silva, T. T. (2005). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.
Valente, W. R. (2008). Quem somos nós, professores de matemática? Cadernos Cedes, 28(74), 11-23. http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a02.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100002
Valente, W. R. (2010). História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema, 23(35A), 123-136. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10810/7181
Valente, W. R. (2016). O movimento da história da educação matemática. In A. V. M. Garnica (Org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil – sob o signo da pluralidade (v. 1, pp. 11-18, 1 ed.). Livraria da Física. DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213
Valente, W. R. (2017). A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar. Cadernos de História da Educação (online), 16, 610-618. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-3 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-3
Valente, W. R. (2020). História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação. Revista História da Educação, 24, e101986. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101986 DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/101986
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 312 PDF downloads: 134