EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática Financeira, História da Matemática, Educação Básica, Pandemia do COVID-19Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado da autora¹, tendo como campo investigativo uma escola pública da cidade de Uberlândia/MG. Tem como objetivo apresentar algumas possibilidades metodológicas para uma proposta de educação matemática financeira na educação básica, tendo como ferramenta de estudo os conhecimentos e práticas da história da matemática no ensino de matemática. De natureza qualitativa, a investigação foi realizada em um contexto atípico de ensino considerando mudanças em função da pandemia do COVID-19, trazendo novos desafios na constituição de uma proposta didática como produto educacional do mestrado da primeira autora. A proposta didática foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Uberlândia-MG no segundo semestre de 2021. Os resultados parciais da pesquisa, apontaram para a importância de os alunos adquirirem conhecimentos em educação matemática financeira para a vida em sociedade e a necessidade da inclusão das tecnologias digitais no ensino. Considerou-se que a história da matemática, utilizada como base e guia para desenvolvimento de conteúdos e habilidades da educação financeira, pode auxiliar e ressignificar a matemática, inserir e repensar o papel da escola na formação dos estudantes e criar um vínculo maior entre a instituição escolar e o conhecimento cotidiano.
Downloads
Referências
Almeida. R. M. de. (2015). O Movimento das pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015. (Dissertação em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Recuperado de https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1388
Alves. G. M. A. (2014). As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da educação financeira. Dissertação em Educação Matemática. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. Recuperado de https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3584
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.
Brasil. (2013). Orientações para a educação financeira nas escolas. Brasília: Vida e Dinheiro - Educação Financeira. Recuperado de: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DOCUMENTO-ENEF-Orientacoes-para-Educ-Financeira-nas-Escolas.pdf
Cnc. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) – março de 2021. (2021). Recuperado de http://stage.cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-marco-1. Acessado em 01/07/2021.
Eves. H. (2011). Introdução à História da Matemática. Tradução: Higyno H. Domingues. 5 ed. Campinas: Editora da UNICAMP.
Mendes. I. A. (2001). Ensino da matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. Tese em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Nascimento. P. L. do. (2004). A formação do aluno e a visão do professor do ensino médio em relação a educação financeira. Dissertação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Recuperado de: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18475
Santos. L. S. dos. (2014). A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPL_a16c1d375a22f57ae5284d3199766631
Serasa. (2021). Mapa da Inadimplência no Brasil. Recuperado de https://www.serasa.com.br/assets/cms/2021/Mapa-da-Inadimple%CC%82ncia-no-Brasil.pdf. Acessado em 01/07/2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 863 PDF downloads: 509