FRAÇÕES E SUAS MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem

Autores

  • Vania Sara Doneda de Oliveira vania.oliveira28@escola.pr.gov.br
    Secretaria de Estado de Educação - Paraná
  • Maria Ivete Basniak basniak2000@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5172-981X

Palavras-chave:

Números Fracionários, Números Racionais, Comparação Multiplicativa

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre o ensino e a aprendizagem de frações a partir da problematização das múltiplas interpretações que envolvem esse objeto matemático, em uma perspectiva histórica e epistemológica. As frações não possuem uma definição ou concepção única, mas assumem diferentes interpretações, sendo um emaranhado de ideias com múltiplos significados, articulando-se individualmente e entre si. Nesse sentido, ao menos cinco interpretações devem ser consideradas nas discussões quanto ao ensino de frações: medida, parte-todo, quociente, razão e operador. Comumente, o ensino de frações inicia pela perspectiva do particionamento (parte-todo), o que acarreta obstáculos epistemológicos, visto que, nesta perspectiva de ensino, as regras e procedimentos sobressaem-se à compreensão dos significados, pois parte da contagem do todo e das partes consideradas utilizando números naturais sem que ocorra a escolha da unidade de medida. Com isso, a introdução de frações pela interpretação parte-todo confunde-se com as ideias e as propriedades dos números naturais. A fim de que os alunos compreendam as diferenças entre o conjunto dos números racionais em relação aos números naturais, admite-se que a introdução ao ensino de frações seja realizada pela interpretação medida, compreendida como uma relação de comparação multiplicativa entre quantidades, porque coincide com a gênese histórica das frações, que emergem da necessidade de medir quantidades contínuas.

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Publicado

2021-07-07

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Como Citar

Doneda de Oliveira, V. S., & Basniak, M. I. (2021). FRAÇÕES E SUAS MÚLTIPLAS INTERPRETAÇÕES: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–20. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/388

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais