PESQUISAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA: metodologia, abordagens e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Metodologias de Pesquisa, Análise Funcional, Estudos Interculturais

Resumo

Nesta reflexão quero começar por falar de uma ilusão. Trata-se de uma concepção que, efetivamente, só raramente se encontra explicitada mas que, não obstante, está frequentemente subjacente nas abordagens sobre a história do ensino da Matemática. Trata-se da ideia de que esta história é relativamente simples de detectar e revelar, de que esta história consiste em “fatos” e de que se pode recolhê-los e ordená-los numa série cronológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Christoph Schöner, Mathematik und Astronomie an der Universität Ingolstadt im 15. und 16. Jahrhundert (Berlin: Duncker und Humblot, 1994).

François de Dainville, "L'Enseignement scientifique dans les Collèges des Jésuites", René Taton (éd.), Enseignement et diffusion des sciences en France (Paris: Hermann, 1986), 27-65.

Georges Makdisi, The Rise of Colleges. Institutions of Learning in Islam and the West (Edinburgh: Edinburgh University Press, 1981).

Gert Schubring, "Aspetti istituzionali della matematica", Storia della scienza, ed. Sandro Petruccioli, Vol. VI: L'Etá dei Lumi (Roma: Istituto dell'Enciclopedia Italiana, 2002), 366-380.

Gert Schubring, "Der Lehrer: "ein Organ seines Lehrbuchs"? Staatliche Vor¬schrift kontra methodische Autonomie (1829)", Der Mathematikunterricht, 1988, 34:1, 4 29.

Gert Schubring, "Essais sur l'histoire de l'enseignement des mathématiques, particulièrement en France et en Prusse", Recherches en Didacti¬que des Mathématiques, 1984, 5, 343 385.

Gert Schubring, "L'Enseignement Mathématique and the First International Commission (IMUK): The Emergence of International Communication and Cooperation", One Hundred Years of L'Enseignement Mathématique. Moments of Mathematics Education in the Twentieth Century. Proceedings of the EM-ICMI Symposium Geneva, 20-22 October 2000, eds. Daniel Coray, F. Furinghetti, H. Gispert, B.H. Hodgson, G. Schubring (Geneva: L'Enseignement Mathématique, 2003), 47-65.

Gert Schubring, "On the methodology of analysing historical textbooks: Lacroix as textbook author", for the learning of mathematics, 1987, 7, 41 51. ("Errata", ibid., 1988, 8, 51).

Gert Schubring, "Recent research on institutional history of science and its application to Islamic civilization", ed. Athanasios Gagatsis, Learning in Mathematics and Science and Educational Technology. Vol. II (Nicosia: Intercollege Press, 2001), 57-76.

Gert Schubring, "Theoretical Categories for Investigations in the Social History of Mathematics Education and Some Characteristic Patterns", Mathematics, Education and Society, C. Keitel, P. Damerow, A. Bishop, P. Gerdes (eds.), Science and Technology Education Document Series No. 35 (Paris: UNESCO 1989), 6 8.

Gert Schubring, Análise Histórica de Livros de Matemática. Notas de Aula (Campinas: Editora Autores Associados, 2003). [2003a]

Gert Schubring, Die Entstehung des Mathematiklehrerberufs im 19. Jahrhun¬dert. Studien und Materialien zum Prozeß der Professionalisie¬rung in Preußen (1810 1870) (Weinheim/-Basel: Beltz 1983).

Maria Ângela Miorim, Introdução à história da educação matemática (São Paulo: Atual Editora, 1998).

Recueil des lois et règlemens concernant l'instruction publique, depuis l'édit de Henri IV, en 1598, jusqu'à ce jour. Tome 2 (Paris, 1814).

Yves Chevallard, La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné (Grenoble: Éditions La Pensée Sauvage, 1985).

Downloads

Publicado

2023-11-18

Métricas


Visualizações do artigo: 178     PDF downloads: 203

Como Citar

Schubring, G. (2023). PESQUISAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA: metodologia, abordagens e perspectivas. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–18. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/598

Edição

Seção

Dossiê - Contribuições de Pesquisas sobre a História do Ensino de Matemática Internacionais