O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Erro, Avaliação como Prática de Investigação, Avaliação como Oportunidade de Aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

A avaliação de rendimento, tradicionalmente realizada em aulas de matemática, está a serviço da classificação, comparação, seriação, exclusão e diferenciação dos estudantes. O que é diferente do ideal é tomado como errado e indesejável e os estudantes são analisados sempre pelo que lhes falta. Em busca de uma mudança de concepção em relação ao erro e às práticas avaliativas de rendimento, busca-se, neste artigo, discutir uma concepção de erro subjacente à perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem por meio da análise da produção escrita. Em relação ao erro nessa perspectiva, propõem-se uma mudança de olhar para as produções escritas dos estudantes, efetuando uma leitura positiva para suas maneiras de lidar com as situações e tarefas. Discute-se a importância do trabalho com tarefas que deem a oportunidade de os estudantes mostrarem o que sabem, por diferentes caminhos e por meio de diferentes estratégias. Apresentam-se o papel das intervenções nas produções dos estudantes para oportunizar aprendizagens e diferentes instrumentos de avaliação que podem suscitar intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Londrina, Paraná, Brasil.

Referências

Avaliar (2023). Oxford University Press.

Barlow, M. (2006). Avaliação escolar: mitos e realidades. Artmed.

Buriasco, R. L. C. (1999). Avaliação em Matemática: um estudo das respostas de alunos e professores. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista.

Buriasco, R. L. C. (2000). Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em avaliação educacional, (22). https://doi.org/10.18222/eae02220002221

Buriasco, R. L. C. & Soares, M. T. C. (2008). Avaliação de sistemas escolares: da classificação dos alunos à perspectiva de análise de sua produção matemática. In: W. R. Valente. Avaliação Matemática: história e perspectivas atuais. Papirus.

Cury, H. N. (2007). Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Autêntica.

De Lange, J. (1999). Framework for classroom assessment. Freudenthal Institute.

Elia, I., Van den Heuvel-Panhuizen, M. & Kolovou, A. (2009). Exploring strategy use and strategy flexibility in non-routine problem solving by primary school high achievers in mathematics. ZDM Mathematics Education, 41. https://doi.org/10.1007/s11858-009-0184-6

Esteban, M. T. (2013). O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. De Petrus et Alii.

Esteban, M. T. & Pina, B. S. F. (2021). Silenciamento e diálogo na avaliação escolar. Revista Teias, 22(67). https://doi.org/10.12957/teias.2021.52977

Ferreira, P. E. A. (2009). Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Garnica, A. V. M. (2006). Erros e Leitura Positiva: propostas, exercícios e possibilidades. I Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, Passo Fundo.

Hadji, C. (1994). A Avaliação, Regras do Jogo. Porto Editora.

Lins, R. C. (1999). Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In M. A. V. Bicudo. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas (pp. 75-94). Editora UNESP.

Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez.

Mendes, M. T. (2014). Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Pedrochi Junior, O. (2012). Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Santos, E. R. & Buriasco, R. L. C. (2016). A Análise da Produção Escrita em Matemática como Estratégia de Avaliação: Aspectos de uma Caracterização a Partir dos Trabalhos do GEPEMA. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p233

Silva, G. S. & Buriasco, R. L. C. (2022). Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência & Educação, 28, 1-15 https://doi.org/10.1590/1516-731320220036

Silva, G. S. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Silva, G. S., Bardaçon, A. C. & Venturini, L. S. (2019). Um estudo de um vaivém à luz da Educação Matemática Realística. XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, Londrina.

Silva, G. S., Innocenti, M. S. & Zanquim, J. A. B. (2022). Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém. Revista de Educação Matemática (REMat), 19. https://doi.org/10.37001/remat25269062v19id655

Souza, J. A. (2018). Cola em Prova Escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente. (Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina.

Van den Heuvel-Panhuizen, M. (1996). Assessment and Realistic Mathematics Education (Tese de Doutorado). Freudenthal Institute, Utrecht University.

Viola dos Santos, J. R. & Buriasco, R. L. C. (2008). Da ideia do ‘erro’ para as maneiras de lidar: caracterizando nossos alunos pelo que eles têm e não pelo que lhes falta. In R. L. C. Buriasco. Avaliação e Educação Matemática (pp. 87-108). SBEM.

Viola dos Santos, J. R., Buriasco, R. L. C. & Ciani, A. B. (2008). A avaliação como prática de investigação e análise da produção escrita em matemática. Revista de Educação, (25).

Downloads

Publicado

2023-08-05

Métricas


Visualizações do artigo: 311     PDF downloads: 97

Como Citar

Silva, G. dos S. e, & Buriasco, R. L. C. de. (2023). O ERRO NA AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO E COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–17. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/573

Edição

Seção

Dossiê - O Erro em Matemática em Perspectiva Histórica