DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS

2024-03-25

O Dossiê "A formação de professores que ensinam matemática: história e perspectivas atuais" tem por objetivo contribuir para o debate sobre a formação de professores que ensinam matemática em todos os níveis, entre os anos iniciais e o ensino superior. Compreende-se por formação de professores estudos que investigam especificamente: a formação inicial; a formação continuada; a conexão entre a formação inicial e a continuada. Ou seja, diferenciamos tais pesquisas daquelas que estudam práticas de professores que ensinam matemática. Espera-se contribuições que apresentem perspectivas atuais ou históricas, bem como reflexões sobre o passado e o presente, a partir de pesquisa investigativa (e não propositiva) na área de Educação Matemática no Brasil e do exterior, de diferentes instituições que a compõem, dos grupos e linhas de pesquisas e dos avanços atuais associados a projetos de pesquisas. O Dossiê também contará com artigos de pesquisadores convidados. Ao todo, entre os textos encomendados e submetidos, teremos a publicação de 20 artigos. 

ORGANIZADORES: Prof. Dr. Bruno Alves Dassie (UFF) & Profa. Dra. Carmen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)

Datas importantes

Submissões: 01/04/24 a 30/09/24

Avaliação dos artigos submetidos: 01/10/24 a 30/11/24

Publicação dos artigos aprovados: a partir de outubro/2024