HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Denise Souza Queiroz denise.matematicainformatica@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Cognição, Docência, Educação Matemática, História

Resumo

A Educação Matemática precisa ser considerada para que haja resultados no ensino-aprendizagem, facilite a compreensão dos alunos através dos questionamentos acerca do porquê e para que da Matemática. Com isso ressignificar os conteúdos específicos da Matemática ensinados em sala de aula entendendo conceitos desde sua origem a considerar seus aprimoramentos ao longo da história. O que importa é o desencadeamento de subsídios a prática da docência. A tentativa de se proceder a uma conexão entre a História da Matemática propriamente dita e a História da Educação Matemática daria origem a concepção orgânica da participação da história na produção do saber docente que se sustenta e se define por uma forma particular de concepção de problematização da Educação Matemática escolar. Não confiar na ciência como algo acabado e sem fundamentação histórica, uma vez que se primam pelos resultados obtidos e não pelos meios de construção dos conhecimentos. O sistema cognitivo representa relações e estímulos inerentes à cognição do indivíduo.

Palavras-chaves: Cognição. Docência. Educação Matemática. História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 1542     PDF downloads: 916

Como Citar

Queiroz, D. S. (2020). HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/294

Edição

Seção

Artigos