DOCUMENTOS DE PROFESSORES COMO FONTES PARA UMA INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM

Autores

  • Marylucia Cavalcante Silva cavalcanteuema@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Educação Matemática, Arquivo Pessoal, Maria Amabile Mansutti

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar um conjunto de documentos raros e inéditos constituídos como Arquivo Pessoal Maria Amabile Mansutti-APMAM. A partir do inventário desses documentos foi possível identificar pareceres, testes, textos, livros, revistas, lições, dentre outros, considerados como férteis para pesquisa. O presente artigo busca destacar ainda a importância do uso de arquivos pessoais de professores de matemática para a História da Educação Matemática. O estudo utiliza as contribuições das pesquisas de Hofstetter, Schneuwly, Valente e Morais e de outros autores fundamentais para situar as categorias teórico-metodológicas do artigo. Nessa interlocução, ao que tudo indica em tempos da nova organização curricular nos anos de 1970, possíveis indicadores apontam Maria Amabile Mansutti – educadora matemática – como expert na elaboração de novas propostas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marylucia Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Campus Guarulhos. Docente da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 379     PDF downloads: 193

Como Citar

Silva, M. C. (2020). DOCUMENTOS DE PROFESSORES COMO FONTES PARA UMA INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o arquivo pessoal Maria Amabile Mansutti – APMAM. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/305

Edição

Seção

Artigos