ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
Palavras-chave:
Educação Matemática, Transdisciplinaridade, SaberesResumo
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.
Downloads
Referências
Carta da Transdisciplinaridade. (2006). Documento final do I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Arrábida, Portugal, 1994. In: Américo Sommerman. Inter ou transdisciplinaridade? da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, Anexo I.
D´Ambrosio, U. (1990). As várias dimensões da paz e a sobrevivência da humanidade. THOT, n. 53, p. 3-12.
D´Ambrosio, U. (2005). Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamentos crítico-filosóficos comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v.1, n. 1, p. 155-168.
D´Ambrosio, U. (org.). (1994). Declarações dos Fóruns de Ciência e Cultura da UNESCO (Veneza, Vancouver e Belém e a Carta da Transdisciplinaridade), Textos Universitários, Editora da Universidade de Brasília.
D´Ambrosio, U. A Declaração de Veneza hoje. Correios Hoje. Ano I, n. 5, p. 11 – 13.
D’Ambrosio, U. (1997). Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena.
D’Ambrosio, U. (2011). Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. Goiânia, v.1, n.1, p. 1–13.
D´Ambrosio, U. (2015). Insubordinação criativa na Educação e na Pesquisa: das disciplinas à transdisciplinaridade. In: Beatriz D´Ambrosio, Celi Espasandin Lopes (orgs). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 17 - 49. (Coleção Insubordinação Criativa)
Síntese do Congresso de Locarno. (1997). Síntese do Documento. http://www.cetrans.com.br/assets/docs/congresso-internacional-locarno.pdf
Weil, P.; D´Ambrosio, U.; Crema, R. (1993). Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos do conhecimento. São Paulo: Summus.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 207 PDF downloads: 150