ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade

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Palavras-chave:

Educação Matemática, Transdisciplinaridade, Saberes

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro). Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Bom Pastor, 1350 – Casa 15 – Vilas Boas, Campo Grande – MS, Brasil, CEP 79051-220. E-mail: sandalo.patricia13@gmail.com

Referências

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Publicado

2023-10-02

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Como Citar

Pereira, P. S. (2023). ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade . Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–13. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589

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Artigos