ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Transdisciplinaridade, Saberes

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa de estágio pós-doutoral, em fase inicial, no âmbito da História da Educação Matemática, cujo objetivo é analisar como a transdisciplinaridade revela-se nos processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática no Arquivo Pessoal Ubiratan D´Ambrosio (APUA). O acesso ao APUA será por meio do Centro de Documentação do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, localizado em Santos, São Paulo, que é coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental, sendo que as referências para o trabalho com a documentação apontam para estudos históricos. Neste artigo, apresentaremos os primeiros achados, partindo do entendimento do Prof. Ubiratan D´Ambrosio sobre a transdisciplinaridade e um breve histórico de sua participação nos congressos que aconteceram e culminaram na elaboração da Carta da Transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro). Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Bom Pastor, 1350 – Casa 15 – Vilas Boas, Campo Grande – MS, Brasil, CEP 79051-220. E-mail: sandalo.patricia13@gmail.com

Referências

Carta da Transdisciplinaridade. (2006). Documento final do I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Arrábida, Portugal, 1994. In: Américo Sommerman. Inter ou transdisciplinaridade? da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, Anexo I.

D´Ambrosio, U. (1990). As várias dimensões da paz e a sobrevivência da humanidade. THOT, n. 53, p. 3-12.

D´Ambrosio, U. (2005). Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamentos crítico-filosóficos comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v.1, n. 1, p. 155-168.

D´Ambrosio, U. (org.). (1994). Declarações dos Fóruns de Ciência e Cultura da UNESCO (Veneza, Vancouver e Belém e a Carta da Transdisciplinaridade), Textos Universitários, Editora da Universidade de Brasília.

D´Ambrosio, U. A Declaração de Veneza hoje. Correios Hoje. Ano I, n. 5, p. 11 – 13.

D’Ambrosio, U. (1997). Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena.

D’Ambrosio, U. (2011). Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. Goiânia, v.1, n.1, p. 1–13.

D´Ambrosio, U. (2015). Insubordinação criativa na Educação e na Pesquisa: das disciplinas à transdisciplinaridade. In: Beatriz D´Ambrosio, Celi Espasandin Lopes (orgs). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 17 - 49. (Coleção Insubordinação Criativa)

Síntese do Congresso de Locarno. (1997). Síntese do Documento. http://www.cetrans.com.br/assets/docs/congresso-internacional-locarno.pdf

Weil, P.; D´Ambrosio, U.; Crema, R. (1993). Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos do conhecimento. São Paulo: Summus.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 207     PDF downloads: 150

Como Citar

Pereira, P. S. (2023). ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade . Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–13. Recuperado de https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/589

Edição

Seção

Artigos