A REVISTA A ESCOLA PRIMÁRIA (1916-1938) E OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Palavras-chave: Saberes profissionais, Revista Pedagógica, Educação Primária

Resumo

O objetivo deste trabalho foi inventariar os artigos relacionados à matemática da revista A Escola Primária com intuito de identificar se havia abordagem temática ligada a saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. Utilizou-se como referencial Hofstetter e Schneuwly (2017), Borer (2017) e Valente (2017). A metodologia consistiu em identificar e analisar os artigos sobre temas da matemática. Dentre as conclusões, constatou-se que os artigos apresentavam aprofundamento de conteúdos, metodologias, estratégias e recursos para o ensino. Dessa forma, verificou-se a presença dos saberes a e para ensinar matemática. Observou-se, também, que a maior parte dos artigos era relacionada à Aritmética e que a estratégia mais utilizada para ensinar era a resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor de Departamento de Educação Matemática da FEBF /UERJ
Eric Souza Da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciando em Matemática da Faculdade De Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Accácio, L. O. (2011). Navegando na história da educação brasileira – formando o professor primário: a escola normal e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Campinas: Gráfica Faculdade de Educação; HISTEDBR.

Bertini, L. F. & Morais, R. S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Borer, V. L.(2017). Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 173-199.

Cabrita, F. (1917). A algebra no ensino primario. A Escola Primária, ano 1, n. 12, 360 – 361.

Cabrita, F. (1916). A Multiplicação de fracções ordinárias. A Escola Primária, ano 1, n.1, 10.

Reis, O.S. (1917). Os problemas resolvidos por equações. A Escola Primária, ano 2, n. 9,268-271.

Couto, O. (1924 ). Arithmetica. A Escola Primária, ano 6, n. 9, 247-252.

Hofstetter, R. & Schneuwly, B. & Freymon, M.(2017) Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, 09-43.

Multirio. (2011). A história da cidade do Rio de Janeiro. Recuperado de: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/65-o-rio-de-janeiro-novamente-corte-o-imperio/2880-rio-de-janeiro-municipio-neutro

Oliveira, M. G. L. (2018) . A formação do professor através da revista A Escola Primária (Distrito Federal, 1916 - 1938). In: Encontro internacional e XVIII encontro de história da ANPUH Rio. Historia e parcerias. Niterói/RJ: UFF, 2018. v. 1. p. 1-9.

Valente, W. R. (2015). História da educação matemática nos anos iniciais: a passagem do simples/complexo para o fácil/difícil. Cadernos de História da Educação, v. 14, n. 1, 357-367. Recuperado de: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/32131

Valente, W. R. (2014) A Pedagogia Cientifica e os Programas de Ensino de Matemática para o Curso Primário: uma análise dos documentos do repositório de conteúdo digital, 1930-1950. In: XI Seminário Temático do GHEMAT. Florianópolis. Anais do XI Seminário Temático do GHEMAT, Florianópolis,1-23.

Valente, W. R. (2018). Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, 20(3), 377-385. Retirado de: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178.

Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 201-228.

Santos, H.M. & Mello, E. P. (2017). Uma Mulher (In)visível. Curitiba: Appris.

Publicado
2020-12-21
Métricas
  • Visualizações do Artigo 66
  • PDF downloads: 12
Como Citar
Maciel, P. R., & Da Silva, E. (2020). A REVISTA A ESCOLA PRIMÁRIA (1916-1938) E OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/350
Seção
Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino