A REVISTA A ESCOLA PRIMÁRIA (1916-1938) E OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Saberes profissionais, Revista Pedagógica, Educação PrimáriaResumo
O objetivo deste trabalho foi inventariar os artigos relacionados à matemática da revista A Escola Primária com intuito de identificar se havia abordagem temática ligada a saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. Utilizou-se como referencial Hofstetter e Schneuwly (2017), Borer (2017) e Valente (2017). A metodologia consistiu em identificar e analisar os artigos sobre temas da matemática. Dentre as conclusões, constatou-se que os artigos apresentavam aprofundamento de conteúdos, metodologias, estratégias e recursos para o ensino. Dessa forma, verificou-se a presença dos saberes a e para ensinar matemática. Observou-se, também, que a maior parte dos artigos era relacionada à Aritmética e que a estratégia mais utilizada para ensinar era a resolução de problemas.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 289 PDF downloads: 147 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0