Uma perspectiva histórica do Ensino do Cálculo Diferencial e Integral nas licenciaturas

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.696

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Licenciatura em Matemática, História do Ensino de Cálculo, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este ensaio apresenta uma análise histórica do ensino de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Realizado a partir de uma revisão narrativa, o estudo explora as transformações curriculares e metodológicas que ocorreram desde a introdução do CDI nos currículos, influenciada por movimentos internacionais e reformas locais. Discutimos o impacto dessas mudanças na formação de futuros professores e a importância do CDI como ferramenta para o desenvolvimento de competências pedagógicas e matemáticas essenciais na Educação Básica. O estudo evidencia como o CDI, ao longo do tempo, superou as fronteiras das ciências exatas e integrou-se ao campo da Educação Matemática, promovendo um ensino mais contextualizado e relevante para a formação docente.

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Biografia do Autor

Ronaldo Theodorovski, Unicentro

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR.   

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

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Publicado

2024-12-30

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Como Citar

Theodorovski, R., & Trevisan, A. L. (2024). Uma perspectiva histórica do Ensino do Cálculo Diferencial e Integral nas licenciaturas. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–25. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.696

Edição

Seção

DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS