A Metodologia História da Matemática na Formação de Professores
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.665Palavras-chave:
Metodologias de Ensino., Educação Matemática, Ensino de Matemática, Produto Educacional, Formação DocenteResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com foco na contribuição e validação do produto educacional desenvolvido para a formação de professores, com base na História da Matemática. O objetivo é avaliar a eficácia de um catálogo educacional, elaborado a partir de trabalhos das últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), em um contexto de oficina remota realizada via plataforma Zoom. A oficina, conduzida em junho de 2024, visou explorar como a História da Matemática pode enriquecer a prática pedagógica dos professores. De natureza qualitativa, a investigação se concentrou na interação dos participantes com o material e na sua capacidade de integrar a história da matemática no ensino. Os dados coletados, que incluíram avaliações do design, clareza e aplicabilidade do catálogo, assim como a análise da possibilidade da utilização da História da Matemática nas aulas dos participantes, mostraram que, embora o catálogo tenha sido bem recebido e considerado útil para a formação docente, ainda há desafios na integração da História da Matemática no currículo escolar. Os resultados destacam a necessidade de promover mais a utilização desse tema e de oferecer suporte contínuo para os educadores, a fim de maximizar o impacto desse material e fortalecer a conexão entre o conhecimento histórico e a prática educacional.
Downloads
Referências
CHAQUIAM Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Vol. 10. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2015.
D’AMBROSIO, B. S. Reflexões sobre a História da Matemática na Formação de Professores. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], p. 32, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn32. Disponível em: <http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/312>. Acesso em: 15 jul. 2024.
GASPERI, W. N. H; PACHECO, E. R. A História da Matemática Como Instrumento Para A Interdisciplinaridade Na Educação Básica. São Paulo: Editora Globo, 2007.
MARIM, Vlademir. Formação continuada do professor que ensina matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) 2003-2007. Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: < https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/9551/1/Vlademir%20Marim.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2024.
MIGUEL, A. As Potencialidades Pedagógicas Da História Da Matemática Em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. São Paulo: Editora Zetetiké, 1997.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 41 PDF downloads: 34