A Metodologia História da Matemática na Formação de Professores

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.665

Palavras-chave:

Metodologias de Ensino., Educação Matemática, Ensino de Matemática, Produto Educacional, Formação Docente

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, com foco na contribuição e validação do produto educacional desenvolvido para a formação de professores, com base na História da Matemática. O objetivo é avaliar a eficácia de um catálogo educacional, elaborado a partir de trabalhos das últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), em um contexto de oficina remota realizada via plataforma Zoom. A oficina, conduzida em junho de 2024, visou explorar como a História da Matemática pode enriquecer a prática pedagógica dos professores. De natureza qualitativa, a investigação se concentrou na interação dos participantes com o material e na sua capacidade de integrar a história da matemática no ensino. Os dados coletados, que incluíram avaliações do design, clareza e aplicabilidade do catálogo, assim como a análise da possibilidade da utilização da História da Matemática nas aulas dos participantes, mostraram que, embora o catálogo tenha sido bem recebido e considerado útil para a formação docente, ainda há desafios na integração da História da Matemática no currículo escolar. Os resultados destacam a necessidade de promover mais a utilização desse tema e de oferecer suporte contínuo para os educadores, a fim de maximizar o impacto desse material e fortalecer a conexão entre o conhecimento histórico e a prática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Gabrieli Barbosa de Camargos, UFU

Mestranda em Ensino de ciências e Matemática (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua São Paulo, 167, Centro, Carmo do Cajuru, Minas Gerais, CEP: 35557-000. E-mail: nubiagabrielli40@hotmail.com

Vlademir marim, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor na área de Políticas Públicas de Formação Docente realizado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) Mestrado Profissional. Autor da coleção Faça Matemática do 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (2020). Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica.

Referências

CHAQUIAM Miguel. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Vol. 10. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2015.

D’AMBROSIO, B. S. Reflexões sobre a História da Matemática na Formação de Professores. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], p. 32, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn32. Disponível em: <http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/312>. Acesso em: 15 jul. 2024.

GASPERI, W. N. H; PACHECO, E. R. A História da Matemática Como Instrumento Para A Interdisciplinaridade Na Educação Básica. São Paulo: Editora Globo, 2007.

MARIM, Vlademir. Formação continuada do professor que ensina matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação) 2003-2007. Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em: < https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/9551/1/Vlademir%20Marim.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2024.

MIGUEL, A. As Potencialidades Pedagógicas Da História Da Matemática Em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. São Paulo: Editora Zetetiké, 1997.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF downloads: 34

Como Citar

Camargos, N. G. B. de, & marim, V. (2024). A Metodologia História da Matemática na Formação de Professores. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–19. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.665

Edição

Seção

Artigos